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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39799
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Souza, Yasmin Campanha Faria de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-08T12:53:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-08T12:53:01Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-24 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Yasmin Campanha Faia de. Encontros entre Arte e o Transtorno do Espectro Autista (TEA): construindo vivências significativas, 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39799 | - |
dc.description.abstract | This study was conducted based on a literature review that examines the relationship between art, human development, psychology and autism spectrum disorder (ASD) from the perspective of the historical-cultural approach. In addition to the literature review, the text describes an experience report from a professional internship in school psychology as part of the project "Autism, Art and Culture”. With a particular focus on Vigotski's theories, the work recognizes that the manifestations of ASD are diverse, as it is a spectrum. Based on the historical-cultural approach, it emphasizes the importance of understanding the human being as a social being and disability as a human condition and questioning social structures. It takes into account that development and learning take place by means of social interaction, the transmission of signs and the internalization of meanings. From the perspective that development and education are intertwined, understanding disability as a human condition means questioning how social environments are structured, organized, and designed to accommodate and deal with different specificities. Thus, this work discusses various concepts from the studied theory and how professionals in the educational field should consider them when planning their interventions with this population. The work also explores the laws governing the rights of people with ASD. Finally, the research explores art as a cultural object and a mediating tool in the psychological care of children with ASD. It seeks to answer how and why this tool can be an effective instrument, exploring the intersections between art and disabilities and understanding the construction of experiences, development of skills, interaction, and communication – crucial issues for individuals with the disorder. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder (ASD) | pt_BR |
dc.subject | Culture | pt_BR |
dc.subject | Historical-Cultural Approach | pt_BR |
dc.title | Encontros entre arte e o Transtorno do Espectro Autista (TEA): construindo vivências significativas | pt_BR |
dc.title.alternative | Encounters between art and Autism Spectrum Disorder (ASD): building meaningful experiences | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Buiatti, Viviane Prado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1434975072387499 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Mônica Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6621967291554577 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rezende, Paula Cristina Medeiros | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8401932422065415 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica que explora a relação entre a arte, desenvolvimento humano, Psicologia e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sob a perspectiva da abordagem histórico-cultural. Além da pesquisa bibliográfica, o texto descreve um relato de experiência de um estágio profissionalizante em Psicologia Escolar, no projeto "Autismo, Arte e Cultura". Com enfoque particular nas teorias de Vigotski, o trabalho compreende que as manifestações do TEA são diversas, pois trata-se de um espectro e, alicerçado à abordagem histórico-cultural, destaca a importância de compreender o homem como um ser social e a deficiência como uma condição humana. Ele questiona as estruturas sociais e leva em consideração que o desenvolvimento e aprendizagem ocorrem por meio da interação social, da mediação de signos e da internalização de significados. A partir da perspectiva em que desenvolvimento e a educação se entrelaçam, compreender a deficiência como condição humana significa questionar a forma como os ambientes sociais são estruturados, organizados e projetados para acolher e lidar com diferentes especificidades. Desse modo, discute-se, neste trabalho, diversos conceitos da teoria estudada e como os profissionais da área escolar e educacional devem considerá-la ao planejar sua atuação junto a essa população. O trabalho também explora as legislações que vigoram sob os direitos das pessoas com TEA e, por fim, explora a arte como objeto cultural e instrumento mediador no atendimento psicológico de crianças com TEA. Busca responder como e o porquê que esse instrumento pode ser uma ferramenta eficaz, explorando os encontros entre arte(s) e deficiência(s), compreendendo ainda a construção de vivências, desenvolvimento de potências, interação e comunicação, questões importantes para as pessoas que apresentam o transtorno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 54 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
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