Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39756
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-7645-5665
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Trilha na Praça do Museu (Praça Adolfo Fonseca, Uberlândia - MG): Mapeamento Vegetal para estímulo à percepção botânica de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor: Silva, Augusto Helberty
Primer orientador: Pereira, Francielle Amâncio
Primer miembro de la banca: Oliveira, João Carlos de
Segundo miembro de la banca: Mendonça, Mauro das Graças
Resumen: A impercepção botânica é uma problemática preocupante na sociedade contemporânea, pela qual, as pessoas são distanciadas da natureza e descontextualizadas no que diz respeito ao conhecimento das plantas. Esse problema é resultante de diversos fatores, como a urbanização acelerada, o estilo de vida tecnológico desenfreado e a falta de uma educação ambiental adequada. Dessa forma, há consequências negativas para a saúde humana, para o meio ambiente e o ensino. A impercepção botânica impede que as pessoas reconheçam e valorizem a diversidade de plantas ao seu redor, ignorando benefícios medicinais, alimentares e ecológicos. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho foi desenvolver um produto educacional constituído por um aplicativo de mapeamento botânico e trilha digital da Praça Adolfo Fonseca, localizada no entorno da Escola Estadual de Uberlândia (Museu), para investigar suas contribuições à percepção botânica e EA de estudantes do 2º ano do Ensino Médio da EJA. Para tanto, a pesquisa foi dividida em quatro etapas principais: identificação das espécies botânicas da Praça; produção do mapeamento digital e desenvolvimento do aplicativo de trilha botânica da Praça; realização da ação pedagógica com o produto educacional; e avaliação do produto pela turma. Além disso, nas plantas da Praça foram fixadas placas de identificação botânica com o nome popular e científico, como também, QR-Codes que direcionavam o acesso a fichas digitais, contendo informações sobre as plantas da trilha. Como resultado, pode-se afirmar que a utilização do aplicativo pelos/as estudantes estimulou sua percepção botânica e contribuiu para a Educação Ambiental. Esses resultados destacam a relevância de propostas que interconectam o ensino de Botânica com o uso de tecnologias digitais e de geolocalização em atividades práticas realizadas nos espaços de ensino não formal.
Abstract: The botanical imperception is a concerning issue in contemporary society, in which people are disconnected from nature and lack knowledge about plants. This problem is a result of various factors, such as rapid urbanization, unbridled technological lifestyles and a lack of adequate environmental education. As a result, there are negative consequences for human health, the environment and education. Botanical imperception prevents people from recognizing and valuing the diversity of plants around them, ignoring medicinal, nutritional, and ecological benefits. In this context, the aim of this work was to develop an educational product consisting of a botanical mapping application and digital trail of Adolfo Fonseca Square, located around the Escola Estadual de Uberlândia (Museu), to investigate its contributions to botanical perception and environmental education for 2nd-year high school students in the EJA. Therefore, the research was divided into four main stages: identification of botanical species in the Square; production of digital mapping and development of the application botanical trail of the Square; implementation of the pedagogical action with the educational product; and evaluation of the product by the students. In addition, botanical identification plaques with popular and scientific names were placed on the plants in the Square, as well, QR codes that directed access to digital sheets containing information about the plants on the trail. As a result, it can be affirmed that the use of the application by the students stimulated their botanical perception and contributed to environmental education. These results highlight the relevance of proposals that interconnect the teaching of Botany with the use of digital technologies and geolocation in practical activities carried out in non-formal education spaces.
Palabras clave: Educação ambiental
Environmental education
Trilha botânica
Trail of the Square
Aplicativo digital
Digital application
Espaços de educação não formal
Non-formal education spaces
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Augusto Helberty. Trilha na Praça do Museu (Praça Adolfo Fonseca, Uberlândia - MG): Mapeamento Vegetal para estímulo à percepção botânica de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39756
Fecha de defensa: 23-oct-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TrilhaPraçaMuseu.pdfTCC4.3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons