Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39724
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Teste de toxicidade de antibiotico e nanoformulação em embriões de galinha por diferente vias de Administração
Autor(es): Brasileiro, Carlos Vidal
Primeiro orientador: Fonseca, Belchiolina Beatriz
Primeiro membro da banca: Mota, Francisco Cláudio Dantas
Segundo membro da banca: Mantovani, Matheus Matioli
Resumo: O teste de toxicidade é de grande importância para a indústria farmacêutica e química e em sua maior parte utiliza camundongos. No entanto, a cada dia mais a pressão para extinguir o uso de modelos animais vem aumentando. Os testes feitos em embriões de galinha (EG), são procedimentos mais rápidos, menos onerosos e com menos barreiras éticas. Assim, o objetivo desse estudo é avaliar se as diferentes vias de inoculação interferem na toxicidade no embrião e viabilizar o uso desse modelo em testes com antibióticos melhorados ou não por nanobiotecnologia. Para esse estudo, foram utilizados um total de 182 embriões de galinha (EG) com 11 dias de incubação. Foram testadas quatro vias de inoculação, sendo elas Membrana da Casca (MC), Membrana Corioalantoide (CAM), Amnio (AM) e Alantoide (AL) e dois fármacos, norfloxacino (NOR) e uma formulação nanohíbrida da NOR os quais foram utilizados em três (3) diferentes diluições (50μg/EG, 25μg/EG e 12,5μg/EG). Em paralelo um controle negativo foi inserido para cada via. Para cada grupo foram utilizados 6 EG a exceção do âmnio em que havia 8 embriões por grupo. Os ovos foram então incubados artificialmente e observados diariamente para avaliação da mortalidade e embriodiagnóstico dos EG que vierem a óbito. No 17 DDI, os EG sobreviventes foram pesados e eutanasiados. Com esse estudo, pode-se evidenciar vias de inoculação em embriões de galinha que apresentam a maior potência da PEC@LIP/NOR comparada a NOR na inoculação via CAM (que é a via de acesso direto aos vasos sanguíneos). Também é possível verificar que a via MC pode levar a perda de fármaco provavelmente devido a menor permeabilidade da membrana.
Palavras-chave: Modelo Animal Alternativo
Nanoformulação
Toxicidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA::CLINICA E CIRURGIA ANIMAL::TOXICOLOGIA ANIMAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BRASILEIRO, Carlos Vidal. Teste de toxicidade de antibiotico e nanoformulação em embriões de galinha por diferente vias de Administração. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39724
Data de defesa: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TesteToxicidadeAntibiotico.pdf414.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.