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dc.creatorKano, Arthur Alex Akihiro-
dc.date.accessioned2023-12-06T17:48:42Z-
dc.date.available2023-12-06T17:48:42Z-
dc.date.issued2023-03-17-
dc.identifier.citationKANO, Arthur Alex Akihiro. Modelagem e simulação de aeronaves em ambiente Simulink/Matlab. 2023. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39716-
dc.description.abstractThis work presents the development of a mathematical model for simulating aircraft flight dynamics using MATLAB/Simulink software. The model is modular, allowing for adaptation to different aircraft by modifying their specific data. In addition to the mathe matical modeling of equations governing aircraft motion, models are developed to calculate aerodynamic, propulsive, and gravitational forces. A Simulink atmosphere model is implemented to simulate the aircraft’s flight conditions. The study discusses important concepts and parameters for proper simulation setup and presents a methodology based on the Generalized Newton-Raphson optimization method to calculate the aircraft’s equi librium conditions. Finally, simulation results for different control inputs of the studied aircraft are presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMecânica de voopt_BR
dc.subjectFlight dynamicspt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectSimulationpt_BR
dc.subjectEquações do movimentopt_BR
dc.subjectEquations of motionpt_BR
dc.subjectModelo aerodinâmicopt_BR
dc.subjectAerodynamic modelpt_BR
dc.subjectCondições de equilíbriopt_BR
dc.subjectEquilibrium conditionspt_BR
dc.titleModelagem e simulação de aeronaves em ambiente Simulink/Matlabpt_BR
dc.title.alternativeModeling and simulation of aircraft in Simulink/Matlab environmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Tobias Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662045974941011pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Tobias Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1662045974941011pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Higor Luis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2478587933474876pt_BR
dc.contributor.referee3Tavares, Henrique Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2173885519347797pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo matemático para a simulação da dinâmica de voo de aeronaves, utilizando o software MATLAB/Simulink. O modelo é construído de forma modular, permitindo sua adaptação para diferentes aeronaves apenas alterando os dados específicos de cada uma. Além da modelagem matemática das equações que regem o movimento da aeronave, são desenvolvidos modelos para o cálculo das forças aerodinâmicas, propulsivas e gravitacionais. Também é implementado um modelo de atmosfera em Simulink para simular as condições de voo da aeronave. O trabalho aborda ainda conceitos e parâmetros importantes para uma configuração adequada da simulação e apresenta uma metodologia baseada no método de otimização Newton-Raphson Generalizado para calcular as condições de equilíbrio da aeronave. Finalmente, são apresentados os resultados de simulação para diferentes entradas de comando da aeronave em estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration116pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::DINAMICA DE VOOpt_BR
dc.orcid.putcode148239334-
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