Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39688
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-3223-2123
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Velhos problemas sob nova roupagem: dissonâncias entre os processos educacionais e o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) por estudantes do ensino médio durante a pandemia da covid-19 em Itacarambi-MG
Título (s) alternativo (s): Old problems under new guise: dissonances between educational processes and the use of information and communication technologies (ICT) by. high school students during the covid-19 pandemic in Itacarambi-MG
Autor: Corrêa, Fabiana Lopes
Primer orientador: Junqueira, Marili Peres
Primer miembro de la banca: Alves, Maria Railma
Segundo miembro de la banca: Silva, Cristiane Aparecida Fernandes da
Resumen: As transformações no modo de produção capitalista desencadearam, dentre outros fatores, no surgimento do capitalismo informacional e na extensão das relações sociais para o ciberespaço. Estar conectado é uma das necessidades emergentes do sujeito moderno, haja vista que as interações online se configuraram em possibilidades de imersão no mercado de trabalho, de acesso à formação profissional, de constituição de relações interpessoais, de espaço para atividades econômicas, dentre outras práticas de naturezas diversas. As instituições escolares, por sua vez, são também envolvidas no âmbito das transformações informacionais, seja por iniciativa da escola, seja por uma demanda do alunado. Reconhecendo o movimento recente de expansão do acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a construção de novas formas de aprendizagem mediadas por artefatos técnicos, interessa-nos compreender como as relações entre os estudantes do Ensino Médio regular e os processos educacionais foram estabelecidas no contexto de crise decorrente da pandemia do Novo Coronavírus Sars-CoV-2. A partir da aplicação de questionários de natureza quantitativa, objetivamos compreender como ocorreram as atividades remotas durante o ano de 2021, além de quantificar o acesso às TIC de que dispõem os jovens da realidade observada. A nossa unidade de análise é uma escola estadual localizada na área urbana de Itacarambi - MG. Para compreender as dinâmicas que envolvem este grupo social e os processos educacionais mediados por TIC dialogaremos com as produções sociológicas que versam sobre juventudes e tecnologias. A adoção de metodologias quantitativas nos permitiu dimensionar o acesso às TIC de que dispõem os estudantes do Ensino Médio da área urbana de Itacarambi, quantificando a posse de artefatos técnicos, o acesso à internet e o direcionamento de seus usos para fins educacionais, de modo que, a partir da inter-relação entre elementos metodológicos e teóricos, algumas ponderações são possíveis. Os dados sociais e bioculturais das juventudes do Ensino Médio de Itacarambi nos revelam um grupo com predominância de autodeclarados pardos, com paridade de gênero, e com acesso à internet para 73% deles. Trata-se de juventudes ribeirinhas em processo gradual de informatização cuja representação social da instituição escolar está associada à possibilidade de ingresso no mercado de trabalho e de acesso ao Ensino Superior.
Abstract: The transformations in the capitalist mode of production triggered, among other factors, the emergence of informational capitalism and the extension of social relations to cyberspace. Be connected is one of the emerging needs of the modern subject, given that online interactions have configured possibilities of immersion in the job market, access to professional formation, constitution of interpersonal relationships, space for economic activities, among other practices of various kinds. The school institutions, in turn, are also involved in the scope of informational transformations, either by initiative of the school, or by a demand of the student. Recognizing the recent movement to expand access to Information and Communication Technologies (ICT) and the construction of new forms of learning mediated by technical artifacts, we are interested in understanding how the relationships between regular high school students and educational processes were established in the context of crisis arising from the pandemic of the New Coronavirus Sars-CoV-2. From the application of quantitative questionnaires, we aimed to understand how remote activities occurred during 2021, in addition to quantifying access to ICT that young people have the observed reality. Our analysis unit is a state school located in the urban area of Itacarambi - MG. To understand the dynamics that involve this social group and the educational processes mediated by ICT we will dialogue with the sociological productions that approach about youth and technologies. The adoption of quantitative methodologies allowed us to measure the access to ICT available to high school students in the urban area of Itacarambi, quantifying the possession of technical artifacts, access to the internet and the direction of their use for educational purposes, so that, based on the interrelationship between methodological and theoretical elements, some considerations are possible. The social and biocultural data of high school youth in Itacarambi reveal to us a group with a predominance of self-declared browns, with gender parity, and with internet access for 73% of them. This is a riverside youth in a gradual process of computerization for whom the social representation of the educational institution is associated with the possibility of entering the job market and accessing Higher Education.
Palabras clave: Juventudes
Escola
Pandemia
Ensino Remoto
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Youth
School
Pandemic
Remote Education
Information and Communication Technologies (ICT)
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Tema: Ciências sociais
COVID-19, Pandemia de, 2020- - Itacarambi (MG)
Tecnologia da informação - Itacarambi (MG)
Processos educacionais - Itacarambi (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Cita: CORRÊA, Fabiana Lopes. Velhos problemas sob nova roupagem: dissonâncias entre os processos educacionais e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) por estudantes do ensino médio durante a pandemia da covid-19 em Itacarambi-MG. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8112.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8112
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39688
Fecha de defensa: 25-sep-2023
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
VelhosProblemasNova.pdfDissertação1.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.