Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39675
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Inspire História e educação patrimonial: análise de obras didáticas de História para o 6º ano do Ensino Fundamental.
Author: Rocha, Nayara Rosa Diniz
First Advisor: Correia, Iara Toscano
First member of the Committee: Oliveira, Gustavo de Souza
Second member of the Committee: Carmo, Maria Ándrea Angelotti
Summary: Esta monografia questiona o tratamento dado à temática do patrimônio na coleção didática Inspire História para o 6º ano do Ensino Fundamental, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático, edição 2020. Ao reconhecer o livro didático como material característico e amplamente difundido nas escolas brasileiras, através de pesquisa bibliográfica e exploratória sobre o panorama do livro didático no Brasil, sobre o livro didático de história e sobre o patrimônio como possibilidade para o ensino de história, são apresentadas discussões pertinentes à análise documental das obras didáticas da coleção, produzida pela editora FTD. Este trabalho se baseia no referencial teórico-metodológico de autores como Bittencourt (1993, 2011, 2023), Munakata (2012, 2016), Manke (2015), Oliveira (2022), entre outros/as intelectuais interessados/as nas questões que tangenciam o livro didático, o ensino de história ou patrimônio. A análise consistiu na busca por potencialidades do material para com o campo da Educação Patrimonial no Manual do Professor, no Manual Digital do Professor e no Livro do Estudante, identificando que, se não por meio da atuação e autonomia docente, as obras em geral não exploram reiteradamente o aprendizado em história a partir do patrimônio cultural.
Abstract: Esta monografía cuestiona el tratamiento dado al tema del patrimonio en la colección didáctica Inspire Historia para 6º de Educación Primaria, aprobado por el Programa Nacional de Libros de Texto, edición 2020. Al reconocer el libro de texto como material característico y ampliamente extendido en las escuelas brasileñas, a través de investigaciones bibliográficas y exploratorias sobre el panorama de los libros de texto en Brasil, sobre el libro de texto de Historia y sobre el patrimonio como posibilidad para la enseñanza de la Historia, se presentan discusiones pertinentes al análisis documental de las obras didácticas de la colección, producido por la editorial FTD. Este trabajo se fundamenta en el marco teórico-metodológico de autores/as como Bittencourt (1993, 2011, 2023), Munakata (2012, 2016), Manke (2015), Oliveira (2022), entre otros/as intelectuales interesados en temas relacionados con los libros de texto, la enseñanza de la historia o el patrimonio. El análisis consistió en la búsqueda de potencialidades del material para el campo de la Educación Patrimonial en el Manual del Profesor, en el Manual Digital del Docente y en el Libro del Alumno, identificando que, si no es a través del desempeño y la autonomía docente, identificando que, si no es a través del desempeño y la autonomía docente, las obras en general no exploran repetidamente el aprendizaje de la historia a partir del patrimonio cultural.
Keywords: Ensino de História
Educação patrimonial
livro didático de história
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ROCHA, Nayara Rosa Diniz. Inspire História e Educação Patrimonial: análise de obras didáticas de História para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39675
Date of defense: 29-Nov-2023
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InspireHistóriaEducação.pdf2.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.