Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39675
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Inspire História e educação patrimonial: análise de obras didáticas de História para o 6º ano do Ensino Fundamental. |
Author: | Rocha, Nayara Rosa Diniz |
First Advisor: | Correia, Iara Toscano |
First member of the Committee: | Oliveira, Gustavo de Souza |
Second member of the Committee: | Carmo, Maria Ándrea Angelotti |
Summary: | Esta monografia questiona o tratamento dado à temática do patrimônio na coleção didática Inspire História para o 6º ano do Ensino Fundamental, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático, edição 2020. Ao reconhecer o livro didático como material característico e amplamente difundido nas escolas brasileiras, através de pesquisa bibliográfica e exploratória sobre o panorama do livro didático no Brasil, sobre o livro didático de história e sobre o patrimônio como possibilidade para o ensino de história, são apresentadas discussões pertinentes à análise documental das obras didáticas da coleção, produzida pela editora FTD. Este trabalho se baseia no referencial teórico-metodológico de autores como Bittencourt (1993, 2011, 2023), Munakata (2012, 2016), Manke (2015), Oliveira (2022), entre outros/as intelectuais interessados/as nas questões que tangenciam o livro didático, o ensino de história ou patrimônio. A análise consistiu na busca por potencialidades do material para com o campo da Educação Patrimonial no Manual do Professor, no Manual Digital do Professor e no Livro do Estudante, identificando que, se não por meio da atuação e autonomia docente, as obras em geral não exploram reiteradamente o aprendizado em história a partir do patrimônio cultural. |
Abstract: | Esta monografía cuestiona el tratamiento dado al tema del patrimonio en la colección didáctica Inspire Historia para 6º de Educación Primaria, aprobado por el Programa Nacional de Libros de Texto, edición 2020. Al reconocer el libro de texto como material característico y ampliamente extendido en las escuelas brasileñas, a través de investigaciones bibliográficas y exploratorias sobre el panorama de los libros de texto en Brasil, sobre el libro de texto de Historia y sobre el patrimonio como posibilidad para la enseñanza de la Historia, se presentan discusiones pertinentes al análisis documental de las obras didácticas de la colección, producido por la editorial FTD. Este trabajo se fundamenta en el marco teórico-metodológico de autores/as como Bittencourt (1993, 2011, 2023), Munakata (2012, 2016), Manke (2015), Oliveira (2022), entre otros/as intelectuales interesados en temas relacionados con los libros de texto, la enseñanza de la historia o el patrimonio. El análisis consistió en la búsqueda de potencialidades del material para el campo de la Educación Patrimonial en el Manual del Profesor, en el Manual Digital del Docente y en el Libro del Alumno, identificando que, si no es a través del desempeño y la autonomía docente, identificando que, si no es a través del desempeño y la autonomía docente, las obras en general no exploran repetidamente el aprendizaje de la historia a partir del patrimonio cultural. |
Keywords: | Ensino de História Educação patrimonial livro didático de história |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | ROCHA, Nayara Rosa Diniz. Inspire História e Educação Patrimonial: análise de obras didáticas de História para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39675 |
Date of defense: | 29-Nov-2023 |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
InspireHistóriaEducação.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.