Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39670
ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-3358-9674 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Um olhar para as plantas: Abordagem por meio de sequências didáticas investigativas |
Título(s) alternativo(s): | A Look at Plants: An Approach Through Investigative Didactic Sequences |
Autor(es): | Silva, Thulio Garcia |
Primeiro orientador: | Sampaio, Diana Salles |
Primeiro coorientador: | Moraes, Viviane Rodrigues Alves de |
Primeiro membro da banca: | Estevinho, Lucia de Fátima Dinelli |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Renata Carmo de |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar o impacto da sequência didática investigativa sobre a impercepção botânica de alunos do segundo ano do ensino médio em uma escola estadual. Para isso, planejamos as sequências, aplicamos e coletamos dados por meio de observações. A elaboração da sequência didática fundamentou-se na abordagem por investigação, visando tornar o estudo das plantas mais envolvente e significativo. Priorizamos a criação de atividades práticas, tanto no pátio da escola quanto no laboratório de Ciências, bem como o desenvolvimento de um jogo e um mapa mental em sala de aula, com o intuito de promover a participação ativa dos estudantes no processo de ensino aprendizagem. A implementação da sequência didática permitiu uma observação direta do impacto nas experiências de aprendizagem dos estudantes. A inclusão de atividades práticas não apenas consolidou os conceitos teóricos, mas também proporcionou uma imersão mais profunda no tema, estimulando o interesse e a participação ativa dos estudantes. A diversidade de ambientes de aprendizagem contribuiu para uma compreensão mais holística e contextualizada do conteúdo. A análise dos resultados foi realizada por meio de observações participantes que capturaram diálogos, interações e participação dos estudantes em todas as etapas do processo educativo. A abordagem por sequências didáticas investigativas mostrou-se eficaz ao ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre Botânica. Além disso, a ênfase na aprendizagem significativa e no desenvolvimento de habilidades para a formação cidadã, como reflexão crítica e avaliação do aprendizado, destacou a abordagem como um catalisador para o desenvolvimento integral dos estudantes. Os resultados indicaram que a abordagem por sequências didáticas investigativas foi bem-sucedida em despertar maior interesse e motivação dos estudantes. Este estudo ressalta a importância de abordagens que tornem os estudantes protagonistas no processo de ensino-aprendizagem e que permitam que eles aprendam a Botânica de forma contextualiza, prática e que explore as plantas ao seu redor, tentando evitar o que conhecemos como impercepção botânica. |
Abstract: | The objective of this study was to investigate the impact of the investigative didactic sequence on plant unawareness among second-year high school students in a state school. To achieve this, we planned the sequences, applied them, and collected data through observations. The development of the didactic sequence was based on the investigative approach, aiming to make the study of plants more engaging and meaningful. We prioritized the creation of practical activities, both in the schoolyard and in the Science laboratory, as well as the development of a game and a mind map in the classroom, with the goal of promoting active student participation in the teaching-learning process. The implementation of the didactic sequence allowed for a direct observation of the impact on students' learning experiences. The inclusion of practical activities not only solidified theoretical concepts but also provided a deeper immersion in the subject, stimulating interest and active participation from students. The diversity of learning environments contributed to a more holistic and contextualized understanding of the content. Results analysis was conducted through participant observations that captured dialogues, interactions, and student participation at all stages of the educational process. The investigative didactic sequence approach proved effective in expanding students' knowledge of botany. Furthermore, the emphasis on meaningful learning and the development of skills for citizenship, such as critical reflection and assessment of learning, highlighted the approach as a catalyst for the overall development of students. The results indicated that the investigative didactic sequence approach was successful in eliciting greater interest and motivation from students. This study emphasizes the importance of approaches that make students protagonists in the teaching-learning process and allow them to learn about botany in a contextualized, practical manner, exploring the plants around them, thus avoiding what is known as plant unawareness. |
Palavras-chave: | Cegueira botânica Impercepção botânica Ensino por investigação Sequência didática Aulas práticas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, Thulio Garcia. Um olhar para as plantas: abordagem por meio de sequências didáticas investigativas. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39670 |
Data de defesa: | 24-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OlharPlantasAbordagem.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons