Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39575
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-4412-2273
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação da qualidade de vida de idosos participantes de um programa de exercícios multimodais pós-isolamento social
Autor(es): Amancio, Ana Vitoria Mendes
Pereira, Giselle Pimenta
Primeiro orientador: Biagini, Angelo Piva
Primeiro coorientador: André, Fernanda Borges
Primeiro membro da banca: Campos, Érica Carolina
Resumo: Introdução: A definição de envelhecimento compreende um processo natural, com redução crescente da reserva funcional dos indivíduos. Consequentemente, o envelhecimento pode ser determinado como um processo multidimensional que envolve vários fatores, dentre esses, biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Além disso, a qualidade de vida está associada à autoestima e ao bem-estar pessoal e contempla diversos pontos como a capacidade funcional, o nível socioeconômico, o estado emocional, a interação social, etc. Somado a isso, em 11 de março de 2020, foi orientado pela OMS o isolamento social para conter o avanço da COVID-19. Em contrapartida, tal isolamento social pode desencadear problemas a nível individual, familiar, comunitário e social. A partir do momento em que o idoso tem baixo apoio social e vínculo familiar prejudicado surge a vulnerabilidade social, redução da saúde psicológica e funcional, e uma menor qualidade de vida, que se agravam com o isolamento. Portanto, é prudente destacar que determinadas mudanças em função do processo de envelhecimento podem ter seus efeitos minimizados pela adequação de um estilo de vida mais ativo. Objetivo: Assim, a proposta deste estudo foi analisar se a aplicação de um programa de exercícios multimodais é eficaz na qualidade de vida em idosos impactados pelo envelhecimento e pelo isolamento social durante a pandemia de COVID-19. Metodologia: A amostra deste estudo foi composta por 14 voluntários, sendo 3 homens e 11 mulheres, com uma idade média de 70 anos. A pesquisa consistiu na aplicação de um programa de exercícios multimodais, que incluíam exercícios de coordenação, equilíbrio, força e respiratórios e a avaliação foi realizada pela versão brasileira do questionário de Qualidade de Vida Short Form-36, SF-36. Assim, a análise estatística foi feita pela diferença entre pré-intervenção (linha de base) e pós-intervenção (após 9 semanas), avaliado pelos 8 domínios do questionário. Resultados: Os resultados encontrados demonstraram que não houve uma diferença significativa entre pré e pós-intervenção, em nenhum dos 8 domínios da SF-36. Entretanto, os domínios que apresentaram maiores diferenças no resultado entre o pré e pós-intervenção foram: dor (p = 0,0789), saúde mental (p = 0,2442) e aspectos sociais (p = 0,3711). Conclusão: Sendo assim, conclui-se que são necessárias mais pesquisas em relação ao estudado para poder afirmar sobre a efetividade de um programa de exercícios multimodais na qualidade de vida de idosos, após isolamento social causado pela pandemia de COVID-19.
Palavras-chave: Qualidade de vida
Exercícios
Isolamento social
Envelhecimento
Quality of life
Exercises
Social isolation
Aging
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: AMANCIO, Ana Vitoria Mendes. PEREIRA, Giselle Pimenta. Avaliação da qualidade de vida de idosos participantes de um programa de exercícios multimodais pós-isolamento social. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39575
Data de defesa: 16-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoQualidadeVida.pdfTCC504.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons