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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Análise dos benefícios e desafios da implantação de chatbot para atendimento de clientes em uma empresa privada
Título (s) alternativo (s): Analysis of the benefits and challenges of implementing a chatbot for customer service in a private company
Autor: Borges, Higor Soares
Primer orientador: Lopes, José Eduardo Ferreira
Primer miembro de la banca: Penedo, Antonio Sergio Torres
Segundo miembro de la banca: Soares, Debora Cristina
Resumen: Atendimento a clientes é um processo que vem se modificando ao logo do tempo, notadamente com o surgimento de novas tecnologias e a transformação digital dos negócios. Nesta esteira, uma solução que tem ganhado cada vez mais espaço são os chamados chatbots. A implantação de chatbots para atendimento a clientes em empresas privadas pode trazer muitos benefícios, como a melhoria da eficiência do atendimento, a redução de custos e a melhoria da satisfação do cliente. No entanto, antes de implantar um chatbot, é importante considerar alguns fatores importantes para garantir o sucesso da implantação, como a escolha da plataforma, a personalização, o treinamento do modelo, a integração com outras ferramentas da empresa e o monitoramento e manutenção contínuos. Ao considerar e implementar estes fatores, as empresas podem maximizar os benefícios da implantação de chatbots e melhorar continuamente a experiência do cliente. Neste contexto, objetivou-se com este relato tecnológico descrever o processo de implantação de uma solução de chatbot para atendimento a clientes em uma empresa privada, no setor de telecomunicações. Como situação problema, havia alta demanda por pessoas para atendimento, gargalos, insatisfação de clientes, baixa eficiência, qualidade, agilidade dos atendimentos. Como solução, adotou-se a implantação de chatbot para atendimento a clientes. Como resultados alcançados, destacam-se um atendimento mais objetivo, menor tempo para resolução dos problemas dos clientes, aumento da produtividade da equipe, centralização de todos os atendimentos, históricos de resolução e incremento nos níveis de satisfação dos clientes.
Abstract: Customer service is a process that has been changing over time. time, notably with the emergence of new technologies and the transformation digital business. In this wake, a solution that has increasingly gained space are called chatbots. The implementation of chatbots for customer service to clients in private companies can bring many benefits, such as improving service efficiency, cost reduction and improved customer satisfaction client. However, before deploying a chatbot, it is important to consider some important factors to ensure successful implementation, such as platform choice, customization, model training, integration with other company tools and monitoring and maintenance continuous. By considering and implementing these factors, companies can maximize the benefits of chatbot deployment and continually improve the customer experience. In this context, this report aimed to technological describe the process of implementing a chatbot solution for customer service in a private company, in the telecommunications. As a problem situation, there was a high demand for people for service, bottlenecks, customer dissatisfaction, low efficiency, quality, agility of services. As a solution, the implementation of a chatbot was adopted for customer service. As results achieved, we highlight a more objective service, less time to resolve customer problems customers, increased team productivity, centralization of all services, resolution histories and increase in customer satisfaction levels customers.
Palabras clave: Chatbots
Empresas privadas
Operações comerciais
Atendimento a clientes
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: BORGES, Higor Soares. Análise dos benefícios e desafios da implantação de chatbot para atendimento de clientes em uma empresa privada. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39519
Fecha de defensa: 23-nov-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Gestão da Informação

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