Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39417
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-9212-6964
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2025-10-18
Title: Aspectos epidemiológicos de pacientes acometidos por osteonecrose dos maxilares induzida por medicação e por osteorradionecrose e tratamentos recebidos por estes pacientes na clínica do PROCEDE/ HOUFU
Author: Santos, Railla Ferreira Cardoso dos
First Advisor: Lima, Lívia Bonjardim
First coorientator: Soares, Priscilla Barbosa Ferreira
First member of the Committee: Araújo, Paula Caetano
Second member of the Committee: Souza, Leiriane Alves de
Summary: O carcinoma espinocelular (CEC) de cabeça e pescoço com acometimento de sítios anatômicos do trato aero digestivo superior representa a terceira causa mais comum de óbito por câncer no mundo e a radioterapia é utilizada para tratar aproximadamente 80% desses pacientes. Uma das complicações mais graves decorrentes dessa radiação, é a osteorradionecrose (ORN). Ademais, medicamentos prescritos para condições médicas e odontológicas, como os antirreabsortivos e antiangiogênicos têm efeitos colaterais potenciais, como a Osteonecrose dos Maxilares Induzida por Medicamentos (ONMIM), que é uma doença que afeta os ossos gnáticos. Este estudo teve por principal objetivo avaliar os aspectos epidemiológicos de pacientes acometidos por osteonecrose dos maxilares induzida por medicação (ONMIM) e por osteorradionecrose (ORN) e os tratamentos recebidos por estes pacientes. O estudo foi realizado por meio da análise de todos os prontuários de casos de pacientes acometidos por ONMIM e ORN atendidos na clínica do PROCEDE/HOUFU nos últimos 5 anos, totalizando 52 prontuários para a amostra final. Os resultados demonstraram que para a ORN, os tumores de cabeça e pescoço, foram mais prevalentes no gênero masculino, leucodermas, com idades entre 48 e 84 anos, sendo a média 62 anos e na ONMIM, a prevalência foi do gênero feminino, leucodermas, com idades entre 56 e 87 anos, sendo a média 71 anos. A exodontia foi o fator de risco predominante tanto da ORN, quanto da ONMIM, além do aparecimento espontâneo das lesões. A mandíbula foi o local mais afetado em ambas as osteonecroses, tendo a exposição óssea, dor, secreção purulenta, rarefação óssea e o sequestro ósseo, como as principais manifestações clínicas e radiográficas. Os tratamentos variaram entre conservadores e cirúrgicos. O tratamento conservador, ozonioterapia, prevaleceu para as lesões de ORN, enquanto que o tratamento cirúrgico, debridamento/curetagem, prevaleceu para as lesões de ONMIM. Com base na pesquisa, conclui-se que existem inúmeros tratamentos para as lesões. No entanto, a prevenção é o melhor caminho e o cirurgião dentista deve-se estar apto a identificar os fatores de risco, conhecer os critérios de diagnóstico das doenças e as melhores estratégias de manejo, garantindo saúde, assistência e o bem-estar do paciente.
Keywords: Osteorradionecrose
Osteoradionecrosis
Osteonecrose
Osteonecrosis
Procedimento cirúrgico
Surgical procedure
Tratamento conservador
Conservative treatment
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS, Railla Ferreira Cardoso dos. Aspectos epidemiológicos de pacientes acometidos por osteonecrose dos maxilares induzida por medicação e por osteorradionecrose e tratamentos recebidos por estes pacientes na clínica do PROCEDE/HOUFU. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39417
Date of defense: 18-Oct-2023
Appears in Collections:TCC - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AspectosEpidemiológicosPacientes.pdf
  Until 2025-10-18
TCC947.67 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons