Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39404
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-7574-3502
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Odontoma Composto em região anterior de maxila: Relato de caso
Título(s) alternativo(s): Compound Odontoma in the anterior region of the maxilla: Case report
Autor(es): Mattos, Guilherme Felipe Silva de
Primeiro orientador: Paranhos, Luiz Renato
Primeiro coorientador: Costa, Marcelo Dias Moreira de Assis
Primeiro membro da banca: Borges, Guilherme Henrique
Segundo membro da banca: Silva, Marcelo Caetano Parreira da
Terceiro membro da banca: Oliveira, Guilherme José Pimentel Lopes de
Resumo: A cavidade oral é uma região que pode ser afetada por diversas patologias com diferentes características clínicas e histológicas, incluindo os tumores odontogênicos. Eles podem causar aumentos de volume, dor ou alteração de sensibilidade e, podem ser ou não acompanhados por mobilidade ou deslocamento dentário. Dentre suas diversas classificações, estão o grupo de tumores odontogênicos benignos no qual o odontoma composto, segunda lesão odontogênica mais prevalente, se enquadra. Os odontomas são tumores odontogênicos benignos mistos de tecidos epiteliais e mesenquimais, sendo considerados hamartomas. Possuem uma divisão entre compostos e complexos. A diferença entre ambas as classificações se deve ao fato de que os odontomas compostos possuem uma constituição representada através de dentículos uniloculares e múltiplos em uma distribuição organizada e, os complexos geralmente se apresentam em uma massa desorganizada com a mesma composição estrutural. Por ser uma lesão de grande prevalência, o objetivo do presente estudo foi relatar um caso clínico de odontoma composto em região anterior de maxila discorrendo sobre a avalição pré-operatória, a conduta e a avaliação pós-operatória. Paciente de 26 anos de idade, do sexo masculino, apresentou-se ao ambulatório de cirurgia oral menor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para remoção de terceiros molares. A patologia foi descoberta através de radiografia panorâmica de rotina para exodontia de terceiros molares, onde foi observado uma imagem radiopaca circundada por uma linha radiolúcida entre as raízes dos dentes 11 e 12. Paciente não relatava queixas de dor ou sensibilidade no local e nenhuma alteração foi identificada no exame clínico. Além disso, durante anamnese, não relatou nenhuma comorbidade ou alteração de saúde digna de nota. Após realização de exame de tomografia, a hipótese diagnóstica foi de odontoma composto e o plano de tratamento proposto foi a remoção total da lesão em regime ambulatorial sob anestesia local. A resolução do caso também ocorreu no ambulatório de cirurgia oral da UFU. O caso clínico apresentado destaca a importância da avaliação pré-operatória minuciosa e necessidade de realização de exames complementares para um diagnóstico preciso e proposição de um correto plano de tratamento.
Palavras-chave: Cirurgia Bucal
Odontoma
Tumores Odontogênicos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MATTOS, Guilherme Felipe Silva de. Odontoma Composto em região anterior de maxila: Relato de caso. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39404
Data de defesa: 20-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OdontomaCompostoRegião.pdf3.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.