Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39358
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-7909-649X
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Leituras de Obras de Arte na Educação Infantil e suas possibilidades: Projetos com abordagens na natureza
Título (s) alternativo (s): Reading Works of Art in Early Childhood Education and their possibilities: Projects with approaches to nature
Autor: Soares, Samantha Graziele
Primer orientador: Araújo, Gustavo Cunha de
Primer miembro de la banca: Miranda, Cássia Ferreira
Segundo miembro de la banca: Melo, Roberta Maira de
Resumen: Este artigo apresenta e representa possibilidades de proposições, planejamentos e ações em sala de aula na Educação Infantil, emergindo do trabalho com as Artes Visuais a partir de 2021, nas instituições Escola Municipal Benedita Pimentel de Ulhôa Rocha e nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) Maria Beatriz Vilela de Oliveira (2021-2022) e Sérgio Aparecido (2022-23), situados em Uberlândia - MG. A partir da pesquisa de estudo de caso e de narrativas pessoais que revelaram e discorreram sobre o ensino-aprendizagem, de vivências pessoais como arte-educadora e do processo de construção de conhecimento e experiências das crianças nessas escolas, foram traçadas reflexões, fundamentações e interpretações, relatando as maneiras lúdicas pelas quais puderam se desvelar as leituras de Arte na Educação Infantil, a partir da temática “Natureza”. O estudo teve o objetivo de refletir como a leitura de imagens pode nortear as vivências e experimentações com a natureza na Educação Infantil e potencializar Projetos Pedagógicos, e logo, aprendizagens lúdicas, a partir de temas contemporâneos (Natureza/Meio Ambiente), de essencial importância a serem abordados no contexto vigente. A partir das pesquisas das pinturas artísticas, e da veemente necessidade de levar as crianças para uma experiência sensorial além das quatro paredes, para um contato com os elementos externos e naturais, nasceram buscas de possibilidades em desenvolver projetos Pedagógicos embasados na Abordagem Triangular, tendo as leituras de imagens como ponto de partida, juntamente aos elementos da natureza. O desfecho desta pesquisa se consolidou com um material didático para uso do professor de Arte, que surgiu com o intuito de registrar o processo de planejamento e projetos, como também, instigar os profissionais dessa área em relação ao tema mencionado e, assim, conectar criança e natureza a partir do ensino-aprendizagem nas aulas de Arte.
Abstract: This article presents and represents possibilities for proposals, planning, and actions in the classroom in Early Childhood Education, emerging from work with Visual Arts since 2021, in the institutions Benedita Pimentel de Ulhôa Rocha Municipal School and Maria Beatriz Vilela de Oliveira Municipal Elementary School (EMEI) (2021-2022) and Sérgio Aparecido Municipal elementary School (2022-23), located in Uberlândia - MG. Based on a case study research and personal narratives that revealed and discussed teaching-learning, personal experiences as an art teacher. The process of knowledge construction and experiences of children in these schools, reflections, foundations, and interpretations were drawn, reporting the playful ways in which readings of Art in Early Childhood Education could be revealed, based on the theme "Nature". The study aimed to reflect on how image reading can guide experiences and experimentation with nature in Early Childhood Education and enhance Pedagogical Projects, and thus, playful learning, based on contemporary themes (Nature/Environment), of essential importance to be addressed in the current context. From the research of artistic paintings, and the vehement need to take children on a sensory experience beyond the indoor classroom, for contact with the external and natural elements, searches for possibilities in developing Pedagogical Projects based on the Triangular Approach, having image reading as a starting point, together with the elements of nature. The outcome of this research was consolidated with a didactic material for use by the Art teacher, which emerged with the intention of recording the planning and project process, as well as stimulating professionals in this area in relation to the mentioned theme and, thus, connecting child and nature from teaching-learning in Art classes.
Palabras clave: Arte
Natureza
Educação Infantil
Projetos Pedagógicos
Abordagem Triangular
Art
Nature
Early Childhood Education
Pedagogical Projects
Triangular Approach
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tema: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Cita: SOARES, Samantha Graziele. Leituras de Obras de Arte na Educação Infantil e suas possibilidades: Projetos com abordagens na natureza. 2023. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.541
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.541
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39358
Fecha de defensa: 15-sep-2023
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LeiturasDeObras.pdfDissertação5.59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.