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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39345
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Mariata, Deodato Jorge Matos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-03T18:41:52Z | - |
dc.date.available | 2023-11-03T18:41:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.identifier.citation | MARIATA, Deodato Jorge Matos. Uso de ensaios não destrutivos na avaliação de dormentes de concreto protendido. 2023. 231 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7111 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39345 | - |
dc.description.abstract | In the last two decades, there has been an increase in pathological manifestations in concrete sleepers, which have reduced their useful life in a situation of use, leading them to rupture and increasing the operational cost of railways. In order to control these problems, inspections are usually carried out visually by inspectors, resulting in a difficult and time-consuming job that makes decision-making difficult for the technicians involved due to the subjectivity of the process. In this research, the use of non-destructive tests was proposed as an alternative method for such inspections in order to bring quantitative data and correlation with the real situation of the sleeper. Thus, in a laboratory environment, depending on the manufacturer, exposure conditions, age and city of manufacture, the sleepers were organized into 09 (nine) groups, totaling 107 sleepers. In these, tests were performed on surface hardness, ultrasound, ultrasonic dynamic modulus, surface electrical resistivity, reinforcement corrosion potential, ultrasound tomography and GPR. The results showed that the technique of tomography by ultrasound and georadar are not very suitable for inspection of sleepers; the sclerometry technique alone was not able to detect any variability in the sleeper properties. Ultrasound, surface electrical resistivity, ultrasonic dynamic modulus and corrosion potential tests have shown to be promising in the evaluation of sleepers in a laboratory environment. Correlation curves were plotted using simple regression. Different types of regressions were tested, such as: linear, polynomial and power. In all tests, the curve that best fitted the coefficient of determination R2 was the second-degree polynomial, as it presented greater values in relation to the others. Even so, the correlation curves found were not similar to those presented by several authors. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAU - Fundação de Apoio Universitário | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Dormentes | pt_BR |
dc.subject | Sleepers | pt_BR |
dc.subject | Ensaio não destrutivo | pt_BR |
dc.subject | Non-destructive testing | pt_BR |
dc.subject | Estruturas de concreto | pt_BR |
dc.subject | Concrete structures | pt_BR |
dc.subject | Durabilidade | pt_BR |
dc.subject | Durability | pt_BR |
dc.title | Uso de ensaios não destrutivos na avaliação de dormentes de concreto protendido | pt_BR |
dc.title.alternative | Use of non-destructive testing in the evaluation of prestressed concrete sleepers | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Antonio Carlos dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1482358348610366 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Luiz Carlos de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7864858509516473 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Guterres, Paulo Roberto Cabana | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8783268429234266 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0639133523240557 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Nas últimas duas décadas notou-se um aumento de manifestações patológicas em dormentes de concreto, o que têm reduzido a vida útil destes em situação de utilização, levando-os à ruptura e o aumento do custo operacional das ferrovias. Para controlar estes problemas, inspeções costumam ser feitas de forma visual por inspetores, resultando num trabalho difícil, demorado e que dificulta a tomada de decisão dos técnicos envolvidos, devido à subjetividade do processo. Nesta pesquisa propôs-se o uso de ensaios não destrutivos como método alternativo para tais inspeções de modo a trazer dados quantitativos e correlação com a situação real do dormente. Assim em ambiente de laboratório, em função do fabricante, condições de exposição, idade e cidade de fabricação, os dormentes foram organizados em 09 (nove) grupos totalizando 107 dormentes. Nestes, foram realizados os ensaios de dureza superficial, ultrassom, módulo dinâmico por ultrassom, resistividade elétrica superficial, potencial de corrosão da armadura, tomografia por ultrassom e georadar (GPR). Os resultados mostraram que a técnica de tomografia por ultrassom e georadar, não são muito indicadas para inspeção de dormentes; a técnica de esclerometria por si só não foi capaz de detetar quaisquer variabilidades das propriedades dos dormentes. Os ensaios de ultrassom, resistividade elétrica superficial, módulo dinâmico por ultrassom e potencial de corrosão mostraram-se promissores na avaliação de dormentes em ambiente de laboratório. As curvas de correlação foram traçadas através de regressão simples. Foram testados diferentes tipos de regressões tais como: linear, polinomial e de potência. Em todos os ensaios, a curva que melhor se ajustou em função do coeficiente de determinação R2, foi a polinomial de segundo grau, pois apresentou maiores valores em relação às demais. Ainda assim, as curvas de correlação encontradas não foram semelhantes a apresentados por diversos autores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.sizeorduration | 231 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7111 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 145972624 | - |
dc.crossref.doibatchid | 22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e | - |
dc.subject.autorizado | Engenharia civil | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
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