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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39342
ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-4141-7656 |
Document type: | Dissertação |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A temática étnico-racial no ensino superior: Estudo de caso do acervo das bibliotecas UFU |
Alternate title (s): | A temática étnico-racial no ensino superior: Estudo de caso do acervo das bibliotecas UFU |
Author: | Rodrigues, Viviane Fonseca |
First Advisor: | Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim |
First member of the Committee: | Gonçalves, Maria Célia da Silva |
Second member of the Committee: | Santos, Vanessa Matos dos |
Summary: | O presente trabalho propõe um estudo de caso com base no levantamento da temática racial na Educação Superior, no contexto das bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), referenciado pelo arcabouço jurídico normativo das atuais ações afirmativas vigentes na educação superior, dentre as quais salientamos a Lei n. 10.639 (BRASIL, 2003). Nesse percurso, enfatizamos a importância da Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER) e do desenvolvimento de ações efetivas que permitam a sua compreensão, principalmente no que tange ao ensino superior, foco desta pesquisa. Este estudo também expõe uma reflexão sobre a implementação da referida lei na UFU, em que se sobressaem as ações afirmativas realizadas pela instituição com essa finalidade. Nesse contexto, apresenta o papel das bibliotecas universitárias como disseminadoras do conhecimento e da produção científica acadêmica, bem como a relevância de seu acervo como ferramentas coadjuvantes para os estudos que abordam as questões raciais. Como proposta metodológica, além da revisão da literatura, foi realizado o levantamento bibliográfico do acervo físico e digital do Sistema de Bibliotecas (SISBI) da UFU na temática das relações étnico-raciais e da cultura afro-brasileira e indígena, com o intuito de demonstrar, por meio de uma análise quanti-qualitativa de quadros e gráficos, as obras existentes neste acervo e a produção de trabalhos acadêmicos relativos à temática, bem como a importância das obras para a comunidade. Na realização do estudo, optamos por uma pesquisa focada nas plataformas de obras físicas e digitais presentes no website da instituição. Por fim, entendemos que o levantamento bibliográfico explicitado nesta investigação demonstrou, conforme as análises quanti-qualitativas realizadas, que o acervo físico e digital do Sisbi possui obras que se sobressaem no tocante às relações étnico-raciais, que podem auxiliar as pesquisas dos acadêmicos e pesquisadores sobre o assunto; contudo, especificamente na Biblioteca Setorial do Campus Umuarama (BSUMU), há uma certa deficiência destas obras em formato físico, devido à falta de solicitações dos usuários em relação a essa demanda. Isso nos leva a inferir que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) tendem a substituir o acervo físico ou que os cursos de graduação do referido Campus podem não inserir a temática racial em suas disciplinas ou práticas pedagógicas. Percebemos que, embora a UFU tenha realizado diversas ações afirmativas com vistas à igualdade racial no âmbito acadêmico, a ERER tem sido implantada de forma morosa e ineficaz nos planos de ensino da universidade, o que não contribui para uma formação discente de cidadãos mais conscientes, críticos e democráticos. Sendo assim, ainda há um longo caminho a ser trilhado para haver a implementação da Lei n. 10.639/2003 de forma efetiva no ambiente acadêmico. |
Abstract: | The present work proposes a case study based on the survey of the racial theme in Higher Education, in the context of the libraries of the Federal University of Uberlândia (UFU), referenced by the normative legal framework of the current affirmative actions in force in higher education, among which we highlight Law no. 10,639 (BRASIL, 2003). In this path, we emphasize the importance of Education for Ethnic-racial Relations (ERER, in Portuguese abbreviation) and the development of effective actions that allow its understanding, mainly with regard to higher education, the focus of this research. This study also exposes a reflection on the implementation of that law at UFU, in which the affirmative actions carried out by the institution for this purpose stand out. In this context, it presents the role of university libraries as disseminators of knowledge and academic scientific production, as well as the relevance of their bibliographic collection as supporting tools for studies that address racial issues. As a methodological proposal, in addition to the literature review, there was a bibliographic survey of the physical and digital collection of the UFU Library System (SISBI) on the theme of ethnic-racial relations and Afro-Brazilian and indigenous culture, with the aim of demonstrating, through a quantitative and qualitative analysis of charts and graphs, the existing works in this collection and the production of academic works related to the theme, as well as the importance of the works for the community. In carrying out the study, we opted for a research focused on the platforms of physical and digital works present on the institution's website. Finally, we understand that the bibliographical survey explained in this investigation demonstrated, according to the quantitative and qualitative analyzes carried out, that Sisbi’s physical and digital collection has works that stand out in terms of ethnic-racial relations, which can help the research of academics and researchers on the subject; however, specifically in the Sectoral Library of Campus Umuarama (BSUMU), there is a certain deficiency of these works in physical format, due to the lack of requests from users in relation to this demand. This leads us to infer that Digital Information and Communication Technologies (TDICs) tend to replace the physical collection or that the undergraduate courses on the aforementioned Campus may not include the racial theme in their disciplines or pedagogical practices. We noticed that, although the UFU has carried out several affirmative actions with a view to racial equality in the academic field, the ERER has been implemented in a slow and ineffective way in the university's teaching plans, which does not contribute to a student formation of more aware citizens, critical and democratic. Therefore, there is still a long way to go before the implementation of Law n. 10.639/2003 effectively in the academic environment. |
Keywords: | Relações étnico-raciais Ensino superior Bibliotecas UFU Ethnic-racial relations Higher education UFU libraries Educação |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Subject: | Educação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Quote: | RODRIGUES, Viviane Fonseca. A temática étnico-racial no ensino superior: Estudo de caso do acervo das bibliotecas UFU. 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.427. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.427 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39342 |
Date of defense: | 17-Aug-2023 |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
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