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ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-2921-915X
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O ensino remoto, as tecnologias digitais de informação e comunicação e a precarização do trabalho docente
Alternate title (s): Remote Teaching, Digital Information and Communication Technologies and the precariousness of teaching work
Author: Resende, Lilian Teixeira Cunha de
First Advisor: Santos, Adriana Cristina Omena dos
First member of the Committee: Oliveira, Luciana Charão de
Second member of the Committee: Franco, Aléxia Pádua
Summary: Este trabalho apresenta dados do estudo vinculado à linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU), em que discute o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) durante a pandemia de coronavirus disease (doença do novo coronavírus – COVID-19). Busca-se analisar como ocorreu o Ensino Remoto (ER) durante o primeiro ano de pandemia, em consonância às condições de trabalho do professor e às formas de uso das TDICs; identificar e apresentar dados obtidos junto aos documentos e legislações apresentados ao longo do ano, para dar continuidade ao calendário escolar de 2020 da Rede Municipal de Ensino (RME) de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Nesse sentido, demonstrou-se na investigação a diferença entre Ensino a Distância (EaD) e ER, bem como as perspectivas dos métodos de ensino e aprendizagem como única alternativa para o ERE. Como resultado, os dados apontam a precarização do trabalho do professor, aspecto que se sobressaiu, sobretudo, durante a pandemia.
Abstract: This paper presents data from a study linked to the research line Work, Society and Education, of the Postgraduate Program in Education at the Faculty of Education of Federal University of Uberlândia (PPGED/FACED/UFU, in Portuguese abbreviation), in which it discusses Emergency Remote Teaching (ERE) and Digital Information and Communication Technologies (TDICs) during the coronavirus disease (COVID-19) pandemic. The aim is to analyze how Remote Teaching (ER) occurred during the first year of the pandemic, in line with the teacher’s working conditions and the ways in which TDICs are used; identify and present data obtained from the documents and legislation presented throughout the year, to continue the 2020 school calendar of the Municipal Education Network (RME) of Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. In this sense, the investigation demonstrated the difference between Distance Learning (EaD) and ER, as well as the perspectives of teaching and learning methods as the only alternative for ERE. As a result, the data point to the precariousness of the teacher’s work, an aspect that stood out, above all, during the pandemic.
Keywords: Ensino Remoto
Pandemia
Educação Pública
Precarização
Trabalho Docente
Remote Teaching
Pandemic
Public Education
Precariousness
Teaching Work
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia - Serviços de informação
Tecnologia - Serviços de informação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: RESENDE, Lilian Teixeira de. O ensino remoto, as tecnologias digitais de informação e comunicação e a precarização do trabalho docente. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8102.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8102
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39330
Date of defense: 28-Aug-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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