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dc.creatorResende, Lilian Teixeira Cunha de-
dc.date.accessioned2023-10-30T13:51:30Z-
dc.date.available2023-10-30T13:51:30Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationRESENDE, Lilian Teixeira de. O ensino remoto, as tecnologias digitais de informação e comunicação e a precarização do trabalho docente. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8102.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39330-
dc.description.abstractThis paper presents data from a study linked to the research line Work, Society and Education, of the Postgraduate Program in Education at the Faculty of Education of Federal University of Uberlândia (PPGED/FACED/UFU, in Portuguese abbreviation), in which it discusses Emergency Remote Teaching (ERE) and Digital Information and Communication Technologies (TDICs) during the coronavirus disease (COVID-19) pandemic. The aim is to analyze how Remote Teaching (ER) occurred during the first year of the pandemic, in line with the teacher’s working conditions and the ways in which TDICs are used; identify and present data obtained from the documents and legislation presented throughout the year, to continue the 2020 school calendar of the Municipal Education Network (RME) of Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. In this sense, the investigation demonstrated the difference between Distance Learning (EaD) and ER, as well as the perspectives of teaching and learning methods as the only alternative for ERE. As a result, the data point to the precariousness of the teacher’s work, an aspect that stood out, above all, during the pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEducação Públicapt_BR
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho Docentept_BR
dc.subjectRemote Teachingpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectPublic Educationpt_BR
dc.subjectPrecariousnesspt_BR
dc.subjectTeaching Workpt_BR
dc.titleO ensino remoto, as tecnologias digitais de informação e comunicação e a precarização do trabalho docentept_BR
dc.title.alternativeRemote Teaching, Digital Information and Communication Technologies and the precariousness of teaching workpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cristina Omena dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515433725914811pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Luciana Charão de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8961457748240720pt_BR
dc.contributor.referee2Franco, Aléxia Pádua-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607042780750206pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392517237343704pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta dados do estudo vinculado à linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU), em que discute o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) durante a pandemia de coronavirus disease (doença do novo coronavírus – COVID-19). Busca-se analisar como ocorreu o Ensino Remoto (ER) durante o primeiro ano de pandemia, em consonância às condições de trabalho do professor e às formas de uso das TDICs; identificar e apresentar dados obtidos junto aos documentos e legislações apresentados ao longo do ano, para dar continuidade ao calendário escolar de 2020 da Rede Municipal de Ensino (RME) de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Nesse sentido, demonstrou-se na investigação a diferença entre Ensino a Distância (EaD) e ER, bem como as perspectivas dos métodos de ensino e aprendizagem como única alternativa para o ERE. Como resultado, os dados apontam a precarização do trabalho do professor, aspecto que se sobressaiu, sobretudo, durante a pandemia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration70pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8102pt_BR
dc.orcid.putcode145635945-
dc.crossref.doibatchid22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.autorizadoTecnologia - Serviços de informaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoTecnologia - Serviços de informaçãopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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