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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39330
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Resende, Lilian Teixeira Cunha de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T13:51:30Z | - |
dc.date.available | 2023-10-30T13:51:30Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-28 | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Lilian Teixeira de. O ensino remoto, as tecnologias digitais de informação e comunicação e a precarização do trabalho docente. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8102. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39330 | - |
dc.description.abstract | This paper presents data from a study linked to the research line Work, Society and Education, of the Postgraduate Program in Education at the Faculty of Education of Federal University of Uberlândia (PPGED/FACED/UFU, in Portuguese abbreviation), in which it discusses Emergency Remote Teaching (ERE) and Digital Information and Communication Technologies (TDICs) during the coronavirus disease (COVID-19) pandemic. The aim is to analyze how Remote Teaching (ER) occurred during the first year of the pandemic, in line with the teacher’s working conditions and the ways in which TDICs are used; identify and present data obtained from the documents and legislation presented throughout the year, to continue the 2020 school calendar of the Municipal Education Network (RME) of Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. In this sense, the investigation demonstrated the difference between Distance Learning (EaD) and ER, as well as the perspectives of teaching and learning methods as the only alternative for ERE. As a result, the data point to the precariousness of the teacher’s work, an aspect that stood out, above all, during the pandemic. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Educação Pública | pt_BR |
dc.subject | Precarização | pt_BR |
dc.subject | Trabalho Docente | pt_BR |
dc.subject | Remote Teaching | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Public Education | pt_BR |
dc.subject | Precariousness | pt_BR |
dc.subject | Teaching Work | pt_BR |
dc.title | O ensino remoto, as tecnologias digitais de informação e comunicação e a precarização do trabalho docente | pt_BR |
dc.title.alternative | Remote Teaching, Digital Information and Communication Technologies and the precariousness of teaching work | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Adriana Cristina Omena dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1515433725914811 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Luciana Charão de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8961457748240720 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Franco, Aléxia Pádua | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4607042780750206 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0392517237343704 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta dados do estudo vinculado à linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU), em que discute o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) durante a pandemia de coronavirus disease (doença do novo coronavírus – COVID-19). Busca-se analisar como ocorreu o Ensino Remoto (ER) durante o primeiro ano de pandemia, em consonância às condições de trabalho do professor e às formas de uso das TDICs; identificar e apresentar dados obtidos junto aos documentos e legislações apresentados ao longo do ano, para dar continuidade ao calendário escolar de 2020 da Rede Municipal de Ensino (RME) de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Nesse sentido, demonstrou-se na investigação a diferença entre Ensino a Distância (EaD) e ER, bem como as perspectivas dos métodos de ensino e aprendizagem como única alternativa para o ERE. Como resultado, os dados apontam a precarização do trabalho do professor, aspecto que se sobressaiu, sobretudo, durante a pandemia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 70 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8102 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 145635945 | - |
dc.crossref.doibatchid | 22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e | - |
dc.subject.autorizado | Educação | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Tecnologia - Serviços de informação | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Tecnologia - Serviços de informação | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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