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dc.creatorPierre, Monhel Maudoony-
dc.date.accessioned2023-10-17T22:02:04Z-
dc.date.available2023-10-17T22:02:04Z-
dc.date.issued2023-09-19-
dc.identifier.citationPIERRE, Monhel Maudoony. Recognition of Brazilian vertical traffic signs and lights from a car using Single Shot Multi box Detector. 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.525.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39298-
dc.description.abstractThis document presents a system for recognizing Brazilian traffic signs and lights using artificial intelligence. The main objective of the system is to contribute to road safety by alerting drivers to potential risks such as speeding, alcohol consumption, and cell phone use, which could lead to severe accidents and jeopardize lives. The system’s core contribution lies in its ability to accurately detect and classify various traffic signs and lights, providing crucial warnings to drivers to prevent potential hazards. To achieve this, the system used the light version of the Single Shot Multibox Detector called SSD-Lite using Mobilenet version 2 and Mobilenet version 3 as base networks for feature extraction. The optimal Mobilenet version was selected based on performance evaluations to ensure a Mean Average Precision (mAP) higher than 80%, which guarantees reliable detection results. The dataset used for training and evaluation comprises images extracted from YouTube traffic videos, each meticulously annotated to create the necessary labels for model training. Through this extensive experimentation, the system demonstrates its efficacy in achieving accurate and efficient traffic sign and light detection. The results of the experiments are compared with other existing approaches that focus on detecting only one type of traffic sign or employ different network types. The proposed system outperforms these comparative works, showcasing its superiority in handling various traffic sign and light classes by providing a dedicated dataset for Brazilian traffic sign and lightpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectMobileNetpt_BR
dc.subjectSSDpt_BR
dc.subjectTraffic signspt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectSinais de trânsitopt_BR
dc.titleRecognition of Brazilian vertical traffic signs and lights from a car using Single Shot Multi box Detectorpt_BR
dc.title.alternativeReconhecimento de placas de trânsito verticais brasileiros e semáforos a partir de um carro usando o Single Shot Multi box Detectorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Henrique Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2439055005598269pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Jefferson Rodrigo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1805897404307170pt_BR
dc.contributor.referee2Osman, Ahmad-
dc.contributor.referee2Latteshttps://www.htwsaar.de/ingwi/fakultaet/personen/profile/ahmad-osman/prof-dr-ing-ahmad-osmanpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2013060772004963pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um sistema para o reconhecimento de placas de trânsito e semáforos brasileiros usando inteligência artificial. O principal objetivo do sistema é contribuir para a segurança nas estradas alertando os motoristas sobre riscos potenciais, como excesso de velocidade, consumo de álcool e uso de celular, que podem levar a acidentes graves. A principal contribuição do sistema está na sua capacidade de reconhecer com precisão várias placas de trânsito e semáforos, fornecendo advertências cruciais aos motoristas. Para alcançar isso, o sistema utiliza uma versão leve do Single Shot Multibox Detector como algoritmo de detecção e faz experimentos com três versões do Mobilenet como redes de base. A versão ideal do Mobilenet é selecionada com base em uma precisão maior que 80%, o que garante resultados confiáveis de detecção. O conjunto de dados usado para treinamento e avaliação é composto por imagens extraídas de vídeos de trânsito do YouTube, cada uma meticulosamente anotada para criar os rótulos necessários para o treinamento. Através desta extensa experimentação, o sistema demonstra sua eficácia na realização de detecções precisas e eficientes. Os resultados dos experimentos são comparados com outras abordagens existentes. O sistema proposto demonstrou sua superioridade no manuseio de várias classes de placas de trânsito e sinais luminosos, fornecendo um conjunto de dados dedicado para placas de trânsito e semáforos brasileiros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration83pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.525pt_BR
dc.orcid.putcode144701630-
dc.crossref.doibatchid22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e-
dc.subject.autorizadoComputaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoInteligência artificialpt_BR
dc.subject.autorizadoEstruturas de dados (Computação)pt_BR
dc.subject.autorizadoTrânsito - Controle eletrônicopt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

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