Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39263
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-1259-7839
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise Bidimensional de alagamentos em Vias Públicas Utilizando Modelagem Hidrológica e Hidráulica
Alternate title (s): Twodimensional analysis of flooding on public roadways using hydrological and hydraulic model
Author: Dutra Júnior, Samuel Almeida
First Advisor: Alamy Filho, José Eduardo
First member of the Committee: Da Silva, Fernando das Graças Braga
Second member of the Committee: Menezes Filho, Frederico Carlos Martins de
Summary: Em virtude da urbanização desordenada das cidades, a consequente redução de áreas permeáveis, ausência de limpeza pública e projetos subdimensionados, o aumento do escoamento superficial se torna um problema de drenagem urbana, uma vez que ocasiona o crescimento do número de alagamentos em regiões urbanas. Dentro das estruturas de drenagem, as sarjetas e as bocas-de-lobo se destacam como estruturas que merecem atenção, já que são as primeiras a entrarem em contato com os escoamentos gerados. A cidade de Uberlândia se apresenta como um exemplo do que esses fenômenos podem ocasionar, sendo esta prejudicada diversas vezes por alagamentos e inundações, atingindo a população de maneira negativa. Uma das soluções para entender melhor o comportamento do escoamento superficial é a modelagem hidrodinâmica, onde é possível estimar com algum grau de precisão as formações de lâminas d’água nas vias dos centros urbanos. Tendo isso em vista, o objetivo deste trabalho é propor uma metodologia que empregue modelagem hidrológica e hidráulica em uma região da cidade de Uberlândia, utilizando linguagem VBA para Excel e o software HEC-RAS, respectivamente, visando desenvolver manchas de alagamentos. O trabalho ainda buscou realizar uma análise de possíveis benefícios decorrentes do aumento de áreas permeáveis em lotes, seguindo as diretrizes municipais, e da implantação de bocas-de-lobo. Com a confecção dos mapas constatou-se que houve regiões de transbordamento das sarjetas devido ao escoamento superficial. Também foi possível perceber que a implantação de mais áreas permeáveis, apenas seguindo as normas estabelecidas pelo poder municipal, não foram suficientes para solucionar o problema de alagamento. Em relação à implantação de bocas-de-lobo, foram necessárias 14 BL’s para sanar os problemas de transbordamento das sarjetas, assim como respeitar os limites impostos pelo poder municipal. Dessa forma, pode-se concluir que a metodologia apresentada nesse trabalho se mostrou ser uma ferramenta eficaz no planejamento de drenagem urbana, capaz de produzir dados pertinentes para uma solução mais sustentável na precaução e manejo de alagamentos em centros urbanos.
Abstract: As a result of disorderly urbanization in cities, the consequent reduction in permeable areas, absence of public cleaning, and the existence of undersized projects, the increase of runoff becomes a urban drainage issue, giving rise to a surge in flooding incidents within urban regions. Within the framework of drainage systems, gutters and storm inlets emerge as noteworthy components deserving attention, as they are the first elements to encounter the generated runoff. The city of Uberlândia serves as a prime example of the repercussions that these phenomena can cause, frequently suffering from floods, negatively impacting the local population. One of the strategies to get a deeper understanding of runoff behavior is hydrodynamic modeling, which enables a reasonably precise estimation of water level formations on urban thoroughfares. In light of this, the primary objective of this research is to propose a methodology that employs both hydrological and hydraulic modeling techniques in a specific section of Uberlândia. The approach utilizes the VBA programming language for Excel and the HEC-RAS software to generate flood maps. Additionally, this study aimed to evaluate the potential benefits arising from increased permeable areas in lots, adhering to municipal guidelines, as well as the installation of storm inlets. Upon generating the flood maps, it was observed that certain regions experienced gutter overflow due to surface runoff. Furthermore, it was evident that incorporating more permeable areas in accordance with municipal regulations did not entirely solve the flooding issue. In terms of the implementation of storm inlets, 14 of them were required to resolve the gutter overflow concerns and to adhere to the water depth limits set by municipal authorities. In conclusion, the methodology presented in this study has proven to be an effective tool in urban drainage planning. It has the capacity to produce pertinent data for a more sustainable approach to prevent and manage floods in urban centers.
Keywords: Drenagem Urbana
Inundações
Alagamentos
Sarjeta
Bocas-de-Lobo
HEC-RAS
Modelo Hidrodinâmico
Urban Drainage
Floods
Gutter
Grate Inlets
Hydrodynamic Model
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ENGENHARIA HIDRAULICA::HIDRAULICA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ENGENHARIA HIDRAULICA::HIDROLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
Quote: DUTRA JR, Samuel Almeida. Análise Bidimensional de alagamentos em Vias Públicas Utilizando Modelagem Hidrológica e Hidráulica. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.520
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.520
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39263
Date of defense: 6-Sep-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseBidimensionalAlagamentos.pdfDissertação9.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons