Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39256
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | “Somos educadores também”: as contribuições do serviço social para uma educação antirracista nas escolas |
Author: | Pereira, Damires dos Santos |
First Advisor: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
First member of the Committee: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
Second member of the Committee: | Silva, Camila Maximiano Miranda |
Third member of the Committee: | Calixto, Flander de Almeida |
Summary: | Este trabalho tem como tema a atuação do profissional do serviço social nas escolas e tem como problema de pesquisa a seguinte questão “como os/as profissionais do serviço social, atuantes em escolas públicas, lidam com o racismo no interior dessas instituições? Para alcançar a compreensão do problema foi delimitado como objetivo geral: compreender como os/as profissionais do serviço social lidam com o racismo nas instituições de ensino da rede pública de educação básica. Em seguida foram traçados os seguintes objetivos específicos: apresentar qual é o papel do assistente social no espaço escolar; analisar o debate acerca do racismo que permeia as escolas e a urgência de uma educação antirracista institucionalizada; descrever a importância do serviço social junto à equipe multiprofissional no combate ao racismo no espaço escolar. Nesse sentido, abordou-se o problema de forma qualitativa, com ênfase nas percepções e compreensão da atuação das participantes frente ao racismo, sem a intenção de gerar dados estatísticos. A partir de sua finalidade precípua e de seus objetivos específicos, foram adotados como procedimentos técnicos: levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Para a coleta de informações, realizou-se um grupo focal com cinco assistentes sociais e entrevista semiestruturada com duas profissionais da área. Das cinco profissionais, duas (AS1 e AS4) não lidam com o racismo porque não o percebem. Uma (AS2) tem dificuldade de identificar o racismo em situações subjetivas e outra (AS5) encara obstáculos postos pela instituição em que trabalha, ao promover atividades voltadas ao combate ao racismo. Apenas uma (AS3) tem um trabalho em conjunto com a equipe multidisciplinar da escola, com ações preventivas durante todo o ano letivo. |
Abstract: | This work has as its theme the performance of the social work professional in schools and has as its research problem the following question "how do social work professionals, working in public schools, deal with racism within these institutions? To achieve an understanding of the problem, the general objective was to understand how social work professionals deal with racism in public educational institutions. Next, the following specific objectives were outlined: to present what is the role of the social worker in the school space; to analyze the debate about racism that permeates schools and the urgency of an institutionalized anti-racist education; to describe the importance of social work with the multidisciplinary team in the fight against racism in the school space. In this sense, the problem was approached in a qualitative way, with emphasis on perceptions and understanding of the participants' actions in the face of racism, without the intention of generating statistical data. Based on its primary purpose and specific objectives, the following technical procedures were adopted: bibliographic survey and documentary research. To collect information, a focus group was conducted with five social workers and semi-structured interviews with two professionals in the area. Of the five professionals, two (AS1 and AS4) do not deal with racism because they do not perceive it. One (AS2) has difficulty identifying racism in subjective situations and another (AS5) faces obstacles posed by the institution in which she works, by promoting activities aimed at combating racism. Only one (AS3) has a joint work with the multidisciplinary team of the school, with preventive actions throughout the school year. |
Keywords: | Serviço social Social work Educação antirracista Anti-racist education Escola School |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | PEREIRA, Damires dos Santos. “Somos educadores também”: as contribuições do serviço social para uma educação antirracista nas escolas. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39256 |
Date of defense: | 24-Jan-2023 |
Appears in Collections: | TCC - Serviço Social (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SomosEducadoresTambém.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License