Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39192
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uso das redes neurais para determinar adaptabilidade e estabilidade de cultivares de algodoeiro
Título(s) alternativo(s): Use of neural networks to determine adaptability and stability of cotton cultivars
Autor(es): Santos, Arthur Prado Xavier
Primeiro orientador: Sousa, Larissa Barbosa de
Primeiro membro da banca: Cardoso, Daniel Bonifácio Oliveira
Segundo membro da banca: Medeiros, Luiza Amaral
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial das Redes Neurais Artificiais (RNA’s) na determinação de adaptabilidade e estabilidade de características de produtividade e qualidade de fibra em cultivares de algodoeiro. O projeto foi instalado em 6 localidades (Uberlândia-MG, Trindade-GO, Chapadão do Sul-MT, Campo Verde-MG, Primavera do Leste 1 e 2 – MT), foram utilizados 12 genótipos de algodoeiro (FM 906 GLT, FM 911 GLTP, FM 954 GLT, TMG 50 WS3, TMG 44 B2RF, TMG 31 B3RF, IMA 5802 B2RF, DP 1536 B2RF, DP 555 BGRR, DP 1734 B2RF, BRS 430 B2RF, BRS 368 RF). Estes foram dispostos em parcelas de quatro linhas com sete metros lineares e um metro de espaçamento entre linhas, sendo somente as duas linhas centrais consideradas para avaliação, foi utilizado o delineamento de blocos ao acaso (DBC) com quatro repetições. Os dados experimentais serão tabulados em planilhas Excel e analisados pelo programa estatístico GENES (CRUZ, 2016) e MATLAB (BEALE et al., 2017), específico para estatística aplicada ao melhoramento genético de plantas. Foram realizadas as seguintes análises: análise de variância (ANAVA), teste de Scott-Knott, adaptabilidade e estabilidade pelos métodos Eberhart e Russell (1966), com e sem o auxílio das Redes Neurais Artificiais. Os resultados indicaram que os genótipos classificados como grupo 5 ou 2 são promissores para o produtor que planeja investir em proporcionar a melhor condição para desenvolvimento do algodoeiro. Já os classificados em grupo 6 ou 3 são promissores para o produtor que não deseja investir em manejo tecnológico e de alta qualidade. Encontrou-se coincidência entre os métodos tradicionais de Eberhart e Russell e as Redes Neurais Artificiais de 58,3% em termos de adaptabilidade e 41,6% em relação à estabilidade. Por fim, o uso das RNA’s pode ser uma boa alternativa para baixo número de localidades, visto que possuem a característica de autoaprendizagem, portanto, alto potencial de seu uso no melhoramento de plantas.
Palavras-chave: Redes Neurais
Gossypium hirsutum
interação GxA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Arthur Prado Xavier. Uso das redes neurais para determinar adaptabilidade e estabilidade de cultivares de algodoeiro. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39192
Data de defesa: 2-Fev-2023
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoRedesNeurais.pdfTCC897.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.