Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39138
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-0846-0466
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação da viabilidade, proliferação e migração das células-tronco mesenquimais de cães na presença de nanopartículas de dióxido de titânio
Título(s) alternativo(s): Assessment of viability, proliferation and migration of dog mesenchymal stem cells in the presence of titanium dioxide nanoparticles
Autor(es): Souza, Bianca Lourenço de Oliveira
Primeiro orientador: Goulart, Vivian Alonso
Primeiro membro da banca: Castro-Filice, Letícia de Souza
Segundo membro da banca: Quirino, Ludmilla Sousa
Resumo: Os cães estão sujeitos a fraturas ósseas, principalmente em membros como o fêmur, tíbia-fíbula e úmero. A medicina regenerativa, que busca a regeneração de tecidos e órgãos disfuncionais, tem sido frequentemente estudada como tratamento de fraturas ósseas caninas. Pesquisadores estão explorando técnicas dessa área, como terapia celular e engenharia de tecidos, que utilizam células-tronco, nanopartículas, entre outros elementos, para promover a regeneração dos tecidos. O foco deste trabalho foi explorar a associação das células-tronco mesenquimais derivadas de tecido adiposo canino (CTM-TA), que são capazes de se diferenciar em outros tipos de células, agindo como um sistema de reparo para o corpo com nanopartículas de Dióxido de Titânio (NCs TiO2), que possuem excelente biocompatibilidade, alta estabilidade química e baixa toxicidade. Primeiramente, foi feito o isolamento e a caracterização das CTMs, a síntese dos NCs de TiO2 e em seguida foram realizados ensaios de viabilidade, proliferação e migração celular o teste de dispersão e por fim foi realizado o ensaio de migração celular. Nos testes de viabilidade celular, em ambas as concentrações das NCs, 50 µg/mL e 100 µg/mL, não houve citotoxidade. Em relação a proliferação, no terceiro dia, houve aumento com os tratamentos em relação ao controle, porém no quinto dia a proliferação celular se manteve próxima ao do controle. A migração também apresentou bons resultados, com maior percentual de fechamento da ranhura em relação ao controle.
Palavras-chave: Células-tronco
Nanopartículas
Dióxido de titânio
Migração
Proliferação
Viabilidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Bianca Lourenço de Oliveira. Avaliação da viabilidade, proliferação e migração das células-tronco mesenquimais de cães na presença de nanopartículas de dióxido de titânio. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39138
Data de defesa: 30-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoViabilidadeProliferada.pdfTCC718.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.