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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Otimização de processos dos canais de atendimento remoto de compra para melhoria da satisfação do cliente: estudo de caso em um supermercado do interior de Minas Gerais
Título (s) alternativo (s): Optimization of remote purchasing customer service processes for improved customer satisfaction: A case study in a supermarket in the interior of Minas Gerais
Autor: Mota, João Victor Bizinotto
Primer orientador: Carrijo, Michelle de Castro
Primer miembro de la banca: Maemura, Marcia Mite Durante
Segundo miembro de la banca: Cunha, Valeriana
Resumen: A problemática central deste estudo consistiu na identificação e melhoria das lacunas existentes nos canais remotos de atendimento de compra de um supermercado, localizado no interior de Minas Gerais, as quais implicavam diretamente na insatisfação dos clientes. O objetivo do estudo foi identificar as falhas, desenvolver estratégias de correção, aplicá-las e avaliar os resultados, para verificar se os problemas foram minimizados e/ou sanados. A metodologia utilizada foi estudo de caso, e os dados e informações foram obtidos por meio de pesquisa de mercado com 30 clientes, cálculo de indicadores de tempo e produtividade, entrevista com colaboradores e observação dos processos. Os resultados iniciais indicaram a necessidade de melhorias, como a instalação de uma porta isolando os atendentes das demais áreas do supermercado para evitar ruídos, treinamento aos colaboradores, a mudança da mensagem automática do WhatsApp, a criação de um mecanismo para gerenciamento de erros, a elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para cada etapa do processo, a troca do sistema de operadora de telefone e a implementação de dinâmicas de caixa. Após a implementação das mudanças, houve redução significativa nos indicadores de tempo e melhoria na satisfação dos clientes e dos colaboradores, com entregas pontuais e menos erros. Conclui-se que melhorar o atendimento é fundamental para a competitividade do supermercado, influenciando a percepção do cliente e contribuindo para a resolução de problemas e satisfação de suas necessidades.
Abstract: The problem that guides this study was to identify the flaws in the customer service sector of a supermarket located in the interior of Minas Gerais, which could compromise the quality of the final customer service. The objective of the study was to identify the flaws, develop correction strategies, apply them, and evaluate the results to determine if the problems were minimized or resolved. The methodology used was a case study, and the data and information were obtained through market research with 30 customers, calculation of time and productivity indicators, interviews with employees, and process observation. The initial results indicated the need for improvements, such as installing a door to isolate the attendants from other areas of the supermarket to avoid noise, changing the automated WhatsApp message, creating a mechanism for error management, developing Standard Operating Procedures (SOP) for each step of the process, changing the telephone operator system, and implementing cash flow dynamics. After implementing the changes, there was a significant reduction in time indicators and improvement in customer and employee satisfaction, with punctual deliveries and fewer errors. It is concluded that improving customer service is essential for the competitiveness of the supermarket, influencing customer perception and contributing to problem resolution and satisfaction of their needs.
Palabras clave: Gestão de processos
Melhoria
Otimização
Competitividade
Mercado
Process management
Improvement
Optimization
Competitiveness
Market
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MOTA, João Victor Bizinotto. Otimização de processos dos canais de atendimento remoto de compra para melhoria da satisfação do cliente: estudo de caso em um supermercado do interior de Minas Gerais. 2023. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39072
Fecha de defensa: 27-jun-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Administração

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