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dc.creatorSampaio, Adriana de Jesus-
dc.date.accessioned2023-09-05T17:29:57Z-
dc.date.available2023-09-05T17:29:57Z-
dc.date.issued2023-07-21-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Adriana de Jesus. Avaliação de usabilidade de manequim de simulação de alta fidelidade utilizado para execução de guia de intubação orotraqueal no ensino de estudantes de medicina. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.381.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39045-
dc.description.abstractIntroduction: Patient safety is one of the major challenges faced by healthcare organizations worldwide. Simulation has been introduced in the curriculum to minimize the incidence of adverse events caused by medical errors and provide training and skills enhancement to healthcare professionals, thereby increasing patient safety. However, there is still a lack of studies on the usability of simulation mannequins. Therefore, the objective of this study was to assess the usability of a high-fidelity mannequin used in the training of medical students during the execution of the Guideline 28 - Orotracheal Intubation. Materials and Methods: The study involved 21 medical students from IMEPAC Araguari/MG and three experienced professors who were familiar with the execution of the orotracheal intubation guideline. The usability assessment consisted of administering the System Usability Scale (SUS) questionnaire and using an adapted orotracheal intubation guideline with a 5-point Likert scale to evaluate the mannequin-student interaction. Data collection was conducted in a controlled environment (IMEPAC Realistic Simulation Center in Araguari/MG), where students performed orotracheal intubation on the mannequin and subsequently completed the SUS questionnaire. The evaluators observed the mannequin-student interaction and filled out the intubation guideline as requested. Results and Discussion: The results of the usability evaluation described in this study showed that students rated the usability of the mannequin during the execution of Guideline 28 - Orotracheal Intubation as "Good". During the evaluation of the data collection instrument, points were identified that could be modified in the orotracheal intubation guideline to maximize student learning and assist in the evaluation by professors. In addition to modifications in the guideline, usability issues were also identified in the data collection environment, which need to be further evaluated to provide a clinical environment that closely resembles reality.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.subjectManequimpt_BR
dc.subjectManikinpt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectSimulationpt_BR
dc.subjectQuestionário SUSpt_BR
dc.subjectSUS questionnairept_BR
dc.subjectEngenharia biomédicapt_BR
dc.subjectBiomedical engineeringpt_BR
dc.titleAvaliação de usabilidade de manequim de simulação de alta fidelidade utilizado para execução de guia de intubação orotraqueal no ensino de estudantes de medicinapt_BR
dc.title.alternativeUsability evaluation of a high-fidelity simulation mannequin used for performing orotracheal intubation guidance in the education of medical students.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Milagre, Selma Terezinha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4980687835840176pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Fernando Pasquini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047298948861003pt_BR
dc.contributor.referee2de Souza, Rômulo Cristóvão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4202732105571744pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5868346217233864pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: A segurança do paciente é um dos grandes desafios enfrentados pelas organizações de saúde por todo o mundo. Para minimizar o índice de eventos adversos causados por erros médicos a simulação tem sido introduzida no currículo de ensino para oferecer treinamento e capacitação aos profissionais da saúde e proporcionar aumento na segurança do paciente. Porém, ainda faltam estudos sobre a usabilidade do manequim de simulação, portanto, o objetivo desse estudo foi realizar avaliação de usabilidade de um manequim de alta fidelidade utilizado no treinamento de estudantes de medicina ao executarem a Guia 28 – Intubação orotraqueal. Materiais e métodos: Participaram do estudo 21 estudantes do curso de medicina do IMEPAC Araguari e, como avaliadores, participaram 03 professores que tinham experiência na execução da guia de intubação orotraqueal. A avaliação de usabilidade consistiu na aplicação do questionário SUS (System Usability Scale) e de um instrumento de coleta, a guia de intubação orotraqueal adaptada com uma escala likert de 5 pontos, para avaliar a interação manequim-estudante. A coleta de dados foi realizada em ambiente controlado (Centro de Simulação Realística do IMEPAC – Araguari/MG) onde os estudantes realizaram a intubação orotraqueal no manequim e em seguida preencheram o questionário SUS. Os avaliadores observaram a interação manequim-estudante e preencheram a guia de intubação conforme solicitado. Resultados e discussão: Os resultados da avaliação de usabilidade descrita nesse trabalho mostraram que os estudantes avaliaram a usabilidade do manequim durante a execução da GUIA 28 – Intubação Orotraqueal como “Boa”. Durante a avaliação do instrumento de coleta também foi possível encontrar pontos que podem ser modificados na GUIA 28 – Intubação Orotraqueal para maximizar o aprendizado dos estudantes e ajudar na avaliação dos professores. Além das modificações na GUIA também foram encontrados problemas de usabilidade no ambiente da coleta de dados que devem ser melhor avaliados para proporcionar um ambiente clínico o mais próximo da realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Biomédicapt_BR
dc.sizeorduration132pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.381pt_BR
dc.orcid.putcode141818747-
dc.crossref.doibatchid613d4485-a6d0-438d-b2f7-39d327218e39-
dc.subject.autorizadoEngenharia biomédicapt_BR
dc.subject.autorizadoErros médicos - Prevençãopt_BR
dc.subject.autorizadoPacientes - Medidas de segurançapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Biomédica

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