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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39038
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Políticas de formação de professores(as) e suas interfaces com o desenvolvimento da autonomia e da participação docente |
Título(s) alternativo(s): | Teacher graduation policies and their interfaces with the developing of the teacher’s autonomy and participation |
Autor(es): | Souza, Mara Rubia Santos |
Primeiro orientador: | Asnis, Valéria Peres |
Primeiro membro da banca: | Alves, Miriam Fábia |
Segundo membro da banca: | Borges, Maria Célia |
Terceiro membro da banca: | Silva, Marcelo Soares Pereira da |
Resumo: | Este estudo concentrou-se em discutir as questões da formação de professores(as) no campo das políticas educacionais brasileiras. Realizada no âmbito da linha de pesquisa Estado, Políticas e Gestão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED-UFU), esta dissertação objetivou analisar, nas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores(as), como se apresentaram as perspectivas da formação para o desenvolvimento da autonomia e da participação docente, considerando os atos normativos de 2015, 2019 e 2020. Nesse sentido, a questão norteadora do trabalho foi: em que perspectiva, nas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores(as), foram expressas ou obscurantizadas a formação para a autonomia e a formação para a participação docente? Utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental para a coleta e análise dos dados, tomando por base os elementos históricos, sociais e políticos de nossa contraditória realidade. Para tanto, os documentos elencados para o estudo foram: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, instituídas em 2015; as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, elaboradas em 2019; as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica, formuladas em 2020. A partir das análises, foi possível concluir que as Diretrizes de 2015 sinalizaram alguns aspectos relevantes para o desenvolvimento da autonomia e da participação, a exemplo da visão ampliada de docência, a articulação dos elementos teoria e prática, formação inicial e continuada, além de abordarem a valorização docente, discussão histórica, também um dos pilares das lutas das associações e entidades científicas. Em contrapartida, as Diretrizes de 2019 e de 2020 preconizaram o retorno a uma concepção pragmática, demarcada pela lógica neoliberal, na qual a formação docente esteve subjugada ao abastecimento do mercado de trabalho, destituída de qualquer possibilidade de desenvolver autonomia ou participação e a valorização dos(as) trabalhadores(as) alinhada ao mercado empreendedor dos bônus e das premiações que incitam o individualismo e a competitividade. Nesse contexto, o trabalho do(a) professor(a) é aquele baseado nos moldes dos especialistas da educação, contratados pelos conglomerados educacionais. Desse modo, enquanto isso, este(a) se percebe estranhado(a) e alienado(a) de sua própria prática, principais elementos perceptíveis dessas diretrizes. |
Abstract: | This study focused on discussing the issues of teacher training within the field of Brazilian educational policies, seeking to specifically analyze the National Curriculum Guidelines. This dissertation was conducted within the scope of the research line State, Policies and Education Management of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia (PPGED-UFU) and had the main objective of analyzing the national curricular guidelines for teacher training, the way the perspectives of training for the development of autonomy and teacher participation are presented, considering the normative acts of 2015, 2019 and 2020. In this sense, the guiding question of the work was: In what perspective was training aimed at teacher autonomy and participation expressed or obscured in the national curricular guidelines for teacher training? When considering the bibliographical and documentary research for data collection, during data treatment, we sought to be in line with the dialectical historical materialist approach whose authors also belong to such epistemological matrix, and based on the historical elements, social and political aspects of our contradictory reality. Therefore, the documents listed for the study were: the National Curriculum Guidelines for Initial Training at Higher Level (higher education courses, pedagogical training courses for graduates and second degree courses) and for continuing education instituted in 2015, the National Curricular Guidelines for the Initial Training of Teachers for Basic Education elaborated in 2019 and National Curriculum Guidelines for the Continuing Training of Basic Education Teachers formulated in 2020. From the analyses, it was possible conclude that the Guidelines of 2015 pointed to some aspects relevant to the development of autonomy and participation, such as expansive view of teaching, the articulation of elements theory and practice, initial and continuing education, in addition to addressing the valuation of teachers, historical discussion and also one of the pillars of the struggles of associations and scientific entities. On the other hand, the Guidelines of 2019 and 2020 advocated a return to a pragmatic conception, defined by the neoliberal logic, in which teacher training was subjugated to the preparation of employees to supply the labor market, devoid of any possibility of developing their autonomy or participation, and the valuation of workers is obtained through the entrepreneurial market of bonuses and awards that incite individualism and competitiveness. Thus, the work of the teachers is based on the molds of education specialists hired by educational conglomerates, while these teachers perceive themselves as strangers and alienated from their own practice, the main perceptible elements of these guidelines. |
Palavras-chave: | Formação de professores(as) Teacher training Autonomia Autonomy Participação Participation Política educacional Education policy |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Educação Educação e Estado Professores - Formação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | SOUZA, Mara Rubia Santos. Políticas de formação de professores(as) e suas interfaces com o desenvolvimento da autonomia e da participação docente. 2023. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7093. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7093 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39038 |
Data de defesa: | 27-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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