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Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Reflexos do SIMAVE em uma sala de 5º ano: Qualidade educacional ou naturalização da exclusão?
Alternate title (s): Reflections of SIMAVE in a 5th grade room: Educational quality or naturalization of exclusion?
Author: Pelegrini, Mayara Duarte
First Advisor: Pereira, Maria Simone Ferraz
First member of the Committee: Sordi, Mara Regina Lemes de
Second member of the Committee: Valente, Lucia de Fatima
Summary: Essa pesquisa de mestrado está vinculada à linha de pesquisa “Estado, Políticas e Gestão da Educação”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, e tem como objetivo central compreender como o princípio da qualidade, induzido pelo Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública, impacta na organização de trabalho de uma escola pública, situada na periferia da cidade de Uberlândia. Como objetivos específicos, estabeleceram-se: analisar o discurso da qualidade dentro do contexto da reforma empresarial da educação; compreender o SIMAVE no contexto das políticas públicas de avaliação; compreender como o princípio da qualidade induzido pelo SIMAVE interfere na organização do trabalho da Escola Municipal Angicos; e apreender como o SIMAVE exerce uma influência na escola e na forma como essa vai se constituindo a partir da realidade específica que possui. Embasado metodologicamente no materialismo histórico dialético, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica, da análise documental, da pesquisa de campo em uma escola pública municipal, e por fim foi realizada uma entrevista com a professora regente da sala observada. A análise dos dados que emergiram a partir da pesquisa de campo, a luz do referencial teórico adotado, nos mostrou que, com o fortalecimento do Estado neoliberal, as avaliações externas assumiram um papel relevante na obtenção da congruência entre mercado e governos. O SIMAVE teve sua origem no contexto das reformas implementadas pelo governo no início da década de 1990, atrelando a qualidade educacional ao desempenho dos alunos nas avaliações, e assim responsabilizando as escolas por esses resultados, instituindo uma pressão nos professores e nos alunos. A eleição de Romeu Zema para governador representou uma radicalização das propostas neoliberais, acentuando processos de segregação e exclusão. Na organização do trabalho na Escola Municipal Angicos, as avaliações ocupavam um lugar central, instituindo um clima hostil na sala de aula observada, e inúmeros conflitos, que resultavam em uma culpabilização dos alunos e um sentimento de fracasso na professora. A exacerbação de processos avaliativos tão imbricados ao cotidiano escolar, que, apesar de todo o estresse e de toda a mudança na rotina do trabalho, a professora não entende que há alterações significativas na escola em decorrência das avaliações, o que sinaliza para uma naturalização desse movimento de controle como algo inerente ao trabalho do professor. Percebemos, nas vivências na escola, que os princípios de subordinação e de exclusão, que se fazem presentes na escola, em relação aos alunos, também são vivenciadas pelos seus profissionais por meio dos mecanismos de controle, de opressão e de encaixotamento implementados pelas políticas públicas educacionais, que retiram o prazer do trabalho dos professores, que terminam por reproduzir esse esses dispositivos e sentimentos no processo de ensino-aprendizagem e no relacionamento com os estudantes.
Abstract: This master's research is linked to the research line "State, Policies and Education Management" of the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia and intends to understand how the principle of quality, induced by the Minas Gerais System of Evaluation and Equity of Public Education, impacts on the work organization of a public school, located on the outskirts of the city of Uberlândia. As specific objectives, it was established: to understand SIMAVE in the context of public evaluation policies; analyze the discourse of quality within the context of business education reform; apprehend how SIMAVE exerts an influence on schools and on the way in which they are constituted; understand how the principle of quality induced by SIMAVE interferes in the organization of work at Escola Municipal Angicos; and reflect on another way of conceiving educational quality, in which it is intertwined with the material conditions of schools and communities, based on a truly democratic principle. Methodologically grounded in dialectical historical materialism, a research with a qualitative approach was carried out, through bibliographic research, document analysis, field research in a municipal public school, and finally, an interview was carried out with the teacher in charge of the observed class. The analysis of the data that emerged from the field research, in the light of the theoretical framework adopted, showed us that with the strengthening of the neoliberal State, external evaluations assumed a relevant role in achieving congruence between the market and governments. SIMAVE originated in the context of the reforms implemented by the government in the early 1990s, linking educational quality to student performance in assessments, thus making schools responsible for these results, putting pressure on teachers and students. The election of Romeu Zema for governor represented a radicalization of neoliberal proposals, accentuating processes of segregation and exclusion. In the organization of work at the Angicos Municipal School, assessments occupied a central place, creating a hostile climate in the observed classroom, and numerous conflicts, which resulted in blaming the students and a feeling of failure on the part of the teacher. The exacerbation of evaluation processes is so intertwined with the school routine that, despite all the stress and changes in her work routine, the teacher does not understand that there are significant changes in the school as a result of the evaluations, which signals a naturalization of this movement of control, as something inherent to the teacher's work. We noticed in the experiences at school, that the principles of subordination and exclusion, which are present in the school form in relation to the students, is also experienced by its professionals, through the mechanisms of control, oppression and boxing implemented by the educational public policies, which remove the pleasure of the teachers' work, and that reproduce this feeling and instruments, in the teaching-learning process and in the relationship with students.
Keywords: Avaliação externa
Qualidade
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Subject: Educação
Gestão da qualidade total na educação
Educação básica
Avaliação educacional
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: PELEGRINI, Mayara Duarte. Reflexos do SIMAVE em uma sala de 5º ano: Qualidade educacional ou naturalização da exclusão?.2023. 311 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7060.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7060
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39037
Date of defense: 10-Apr-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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