Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39016
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVilela, Fabrício Marçal-
dc.date.accessioned2023-08-30T19:02:36Z-
dc.date.available2023-08-30T19:02:36Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.citationVILELA, Fabrício Marçal.Tecnologia da Visualidade: a representação de gênero e da sexualidade no filme A mulher de Todos (1969) do cineasta Rogério Sganzerla. 2020.113 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8001pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39016-
dc.description.abstractThe present work has as a goal to reflect on the gender (femininity and masculinity) and sexuality (heterosexual and homosexual) representations in the Brazilian movie A Mulher de Todos (1969) by Rogério Sganzerla (1946 – 2004), a movie director from Santa Catarina. The film is inserted on the military dictatorship when Brazil faced a government based on reactive authoritarian and fascist forces. With the advent of the Institutional Act nº5 (also known as AI-5) from December the 13th of 1968, a set of measures took place consisting of incident procedures for controlling the subjects' bodies. The command of the day was the moralist rhetoric. The end of the 1960s is characterized as the fertile ground for micropolitics proposed by Counterculture movements. This resonance inspired Brazilian artists such as Rogério Sganzerla, who is the main issue of this research. In his film, A Mulher de Todos, Sganzerla brings to the screen Ângela Carne e Osso (played by Helena Ignez) a skinny, blonde and white Woman married to the millionaire entrepreneur Dr. Plirtz (played by Jô Soares), a corpulent and fascist white man. The film tells the story about the romantic and sexual adventures of Ângela Carne e Osso. For this analysis I use the contribution of poststructuralist studies as well as cultural studies, gender studies, queer studies and decolonial studies as my theoretical-methodological support. I tried to frame and analyze some scenes of the film with the porpouse to understand the way unique gender and sexual representations express themselves, willing to defy conceptions and prectices of control promulgated by Brazilian culture at the time.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema Marginalpt_BR
dc.subjectmarginal cinemapt_BR
dc.subjectCinema Brasileiropt_BR
dc.subjectbrazilian cinemapt_BR
dc.subjectA mulher de todospt_BR
dc.subjectA mulher de todospt_BR
dc.subjectRogério Sganzerlapt_BR
dc.subjectRogério Sganzerlapt_BR
dc.subjectHelena Ignezpt_BR
dc.subjectHelena Ignezpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectsexualitypt_BR
dc.subjectteoria queerpt_BR
dc.subjectqueer theorypt_BR
dc.titleTecnologia da visualidade: a representação de gênero e da sexualidade no filme A Mulher de Todos (1969) do cineasta Rogério Sganzerlapt_BR
dc.title.alternativeTechnology of Visuality: the representation of gender and sexuality in the film A mulher de Todos (1969) by filmmaker Rogério Sganzerlapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Carla Miucci Ferraresi de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=BFF521D9BBE901F40A6D3B0B760CE810.buscatextual_0pt_BR
dc.contributor.referee1Campo, Mônica Brincalepe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee2Maendes, Ranulfo Alfredo Manevy de Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee3Barros, Carla Miucci Ferraresi de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9143601901286776pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as representações de gênero (masculinidades e feminilidades) e sexualidade (heterossexualidade e homossexualidade) no filme brasileiro A mulher de todos (1969), do cineasta catarinense Rogério Sganzerla (1946-2004). O filme está inserido no contexto da Ditadura Militar, período em que Brasil estava dominado por forças reativas autoritárias e fascistas. Com o advento do Ato Institucional nº 5 – AI 5- de 13 de dezembro de 1968, instituiu-se um conjunto de medidas que consistiram em procedimentos incidentes de controle dos corpos. A retórica da ―moral e dos bons costumes‖ estava na ordem do dia. O final da década de 1960 é caracterizado como o período fértil das micropolíticas propostas pelos movimentos de Contracultura. Essa ressonância inspirou artistas brasileiros/as, dentre eles, destaco Rogério Sganzerla, que é o foco desta pesquisa, particularmente, o filme A mulher de Todos. Neste filme, Sganzerla põe em cena a personagem Ângela Carne e osso (Helna Ignez), uma mulher branca, loura, magra, milionária, casada com Dr. Plirtz (Jô Soares), homem branco, obeso, fascista e empresário. O filme narra as aventuras românticas e sexuais de Ângela carne e o sso. Tendo como aporte teóricometodológico as contribuições advindas dos estudos pós-estruturalistas, os estudos culturais, Estudos de Gênero, os Estudos Queer e estudos pós-coloniais, busquei enquadrar e analisar algumas cenas deste filme, com o propósito de compreender a maneira pela qual expressamse singulares representações de gênero e sexualidade, dispostas a desafiar concepções e práticas de controles disseminados na cultura brasileira à época.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration113pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.8001pt_BR
dc.orcid.putcode141479233-
dc.crossref.doibatchidfb997636-5f96-4711-a1f0-18ea03f84be8-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
dc.subject.autorizadoSganzerla, Rogério, 1946-2004 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoMulheres no cinemapt_BR
dc.subject.autorizadoMulheres - Comportamento sexualpt_BR
dc.subject.autorizadoQuestões de gêneropt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TecnologiaVisualidadeRepresentação.pdfDissertação2.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.