Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39015
ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-4227-6926 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O teatro-fórum na busca de temas geradores: uma proposta de ensino na educação de jovens e adultos (EJA) |
Título(s) alternativo(s): | The forum theater in the search for generating themes: a teaching proposal in youth and adult education (EJA) |
Autor(es): | Lima, Maria Tânia Gomes |
Primeiro orientador: | Santos, Adevailton Bernardo dos |
Primeiro membro da banca: | Coimbra, Camila Lima |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Cistiane Coppe de |
Terceiro membro da banca: | Viso, Cristina Garcia Palhares |
Resumo: | Inúmeros são os desafios encontrados na educação, principalmente quanto à Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde predominam o baixo rendimento e a elevada evasão escolar. Neste contexto, o docente enfrenta o desafio de construir práticas que propiciem aos estudantes um maior envolvimento com a disciplina e, ao mesmo tempo, uma visão mais crítica da realidade. A proposta deste trabalho está em conformidade com a pedagogia de Paulo Freire (2009), a qual contribui de forma inovadora ao trazer os temas geradores como método de desalienação e aprendizado à educação. Ainda, a presente pesquisa está de acordo com a proposta de Augusto Boal (2005), que se fundamenta no caráter social transformador libertador e apresenta a metodologia do “Teatro do Oprimido”, que desenvolve um método cênico pedagógico. As duas obras apresentam um posicionamento ético-político de transformação social, pelo viés da educação e da cultura. Assim, considera-se pertinente um estudo que evidencie as aproximações destes dois campos de atuação, buscando-se os temas geradores mediante o Teatro-fórum. O objetivo da pesquisa foi desenvolver uma proposta para o ensino da EJA por meio do Teatro-fórum de Augusto Boal (2005) a fim de extrair o tema gerador de Paulo Freire (2009). Neste trabalho foram abordados alguns dos aspectos sobre como o Teatro-fórum auxilia na definição do tema gerador, além de abrir possibilidades de construir uma visão da realidade escolar, compreender o lado pessoal de cada estudante, e o contexto no qual ele está inserido, com o propósito de encontrar soluções viáveis para uma melhor aprendizagem e um melhor rendimento escolar. A realização do projeto ocorreu em cinco momentos: a primeira foi uma roda de conversa; a segunda, a aplicação de um questionário socioeconômico; a terceira, sugestões de temas para o roteiro da peça; a quarta, a execução da peça do Teatro-fórum, que foi gravada em vídeo; a quinta, uma roda de conversa para analisar criticamente a extração do tema gerador. O vídeo da peça, juntamente com um guia instrutivo, é o produto educacional do trabalho, o qual intitula se: Teatro Fórum: Roteiro de uma proposta na Educação de Jovens e Adultos. O resultado associou o Teatro Fórum na definição do tema gerador, extraído da comunidade estudantil em questão, com intuito de promover um ensino mais significativo e de maior relevância aos estudantes. |
Abstract: | There are countless challenges found in education, mainly regarding Youth and Adult Education (EJA), where low performance and high school dropouts predominate. In this context, teachers face the challenge of building practices that provide students with greater involvement with the discipline and, at the same time, a more critical view of reality. The purpose of this work is in line with the pedagogy of Paulo Freire (2009), which contributes in an innovative way by bringing the generative themes as a method of disalienation and learning to education. Still, this research is in accordance with the proposal of Augusto Boal (2005), which is based on the liberating transforming social character and presents the methodology of the “Theatre of the Oppressed”, which develops a scenic pedagogical method. The two works present an ethical-political positioning of social transformation, through the bias of education and culture. Thus, it is considered relevant to carry out a study that highlights the similarities between these two fields of action, seeking the generating themes through Forum Theater. The objective of the research was to develop a proposal for the teaching of EJA through the Teatro-forum of Augusto Boal (2005) in order to extract the generating theme of Paulo Freire (2009). In this work, some of the aspects about how the Theater-forum helps in the definition of the generating theme were addressed, in addition to opening possibilities to build a vision of the school reality, to understand the personal side of each student, and the context in which he is inserted, with the purpose of finding viable solutions for better learning and better school performance. The project took place in five moments: the first was a conversation circle; the second, the application of a socioeconomic questionnaire; the third, suggestions of themes for the script of the play; the fourth, the execution of the play by Teatro-forum, which was recorded on video; the fifth, a conversation wheel to critically analyze the extraction of the generating theme. The video of the play, together with an instructional guide, is the educational product of the work, which is entitled: Teatro Forum: Script for a proposal in the Education of Young People and Adults. The result associated Teatro Fórum in the definition of the generating theme, extracted from the student community in question, with the aim of promoting a more meaningful and relevant teaching for students. |
Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos Youth and Adult Education Teatro do oprimido Theater of the Oppressed Tema Gerador Theme Generator Ensino Teaching |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Assunto: | Teatro - Programas Educação de jovens e adultos Educação - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Referência: | LIMA, Maria Tânia Gomes. O teatro-fórum na busca de temas geradores: uma proposta de ensino na educação de jovens e adultos (EJA). 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.245 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.245 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39015 |
Data de defesa: | 26-Abr-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TeatroForumBusca.pdf | Dissertação | 2.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.