Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39006
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Cristiano Araújo-
dc.date.accessioned2023-08-29T16:33:45Z-
dc.date.available2023-08-29T16:33:45Z-
dc.date.issued2023-06-02-
dc.identifier.citationSOARES, Cristiano Araújo. Análise da estrutura educacional e o Ensino de Geografia em tempo de pandemia da COVID-19. 159 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.270pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39006-
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic has had a significant impact on Brazilian schools. Significant changes occurred in the daily school structure with the closure of schools and the mandatory shift from face-to-face teaching to remote teaching. The present dissertation sought to understand this moment of changes in the school routine with its consequences, since the schools were closed, classes were taught remotely and students were deprived of the normality of the school routine. The deprivation of face-to-face teaching and real socialization had consequences for the teaching and learning process and brought numerous challenges for the entire faculty, students and family. The analysis we carried out, in a classroom of the 5th year of elementary education at a public school in Uberlândia, located in the State of Minas Gerais, allowed us to understand the challenges, limits and pedagogical solutions for that moment of pandemic. The research brought important contributions for us to understand the challenges regarding the verification of the loss in the teaching-learning processes. The verification of the problems arising from the pandemic situation with elementary school students revealed the learning difficulties and the urgency in the pedagogical processes that had to be adapted, without any preparation or investment by the State, regarding the issues posed by the pandemic. We understand that the COVID-19 pandemic had a significant impact on schools and, therefore, the teaching role was of great importance in overcoming pedagogical and social challenges, guaranteeing students access to an education of prime quality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEducação Geográficapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectGeographical Educationpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.titleAnálise da estrutura educacional e o Ensino de Geografia em tempo de pandemia da COVID-19.pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the educational structure and the Teaching of Geography in the time of the COVID-19 pandemic.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Tulio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0987719839415557pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Adriany de Ávila Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7548418133047955pt_BR
dc.contributor.referee2Fagiani, Cilson César-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4134706977566412pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4391184935433120pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo nas escolas brasileiras. Ocorreram mudanças significativas na estrutura escolar cotidiano com o fechamento das escolas e a passagem obrigatória do ensino presencial para o ensino remoto. A presente dissertação buscou compreender esse momento de mudanças no cotidiano escolar com suas consequências, uma vez que as escolas fechadas, as aulas foram ministradas remotamente e os alunos foram privados da normalidade do cotidiano escolar. A privação do ensino presencial e da socialização real tiveram consequências quanto ao processo de ensino aprendizagem e trouxeram inúmeros desafios para todo corpo docente, discente e para a família. A análise que realizamos, numa sala de aula do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Uberlândia, localizada no Estado de Minas Gerais, permitiram compreender os desafios, os limites e as soluções pedagógicas para aquele momento de pandemia. A pesquisa trouxe contribuições importantes para entendermos os desafios quanto a constatação da perda nos processos de ensino e aprendizagem. A verificação dos problemas oriundos da conjuntura pandêmica para com alunos do ensino fundamental revelou as dificuldades de aprendizagem e a urgência nos processos pedagógicos que tiveram que ser adaptados, sem qualquer preparação ou investimento do Estado, quanto as questões postas pela pandemia. Entendemos que a pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo nas escolas e com isso o papel docente foi de grande relevância para superar os desafios pedagógicos e sociais garantindo aos alunos acesso a uma educação que prime qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration159pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.270pt_BR
dc.crossref.doibatchid9c24c4c1-7b59-4802-b1dc-a340db597b64-
dc.subject.autorizadoGeografiapt_BR
dc.subject.autorizadoEcologia humana - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseEstruturaEducacional.pdfAnálise estrutura educacional7.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.