Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39004
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4557-5134
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A Educação de memórias por meio de conteúdos transmidiáticos: o Museu Virtual de Uberlândia em foco
Título (s) alternativo (s): The Teaching Of Memories With Transmedia Contents: The Virtual Museum Of Uberlândia On Focus
Autor: Faria, Ludmila Bahia Franco
Primer orientador: Franco, Aléxia Pádua
Primer miembro de la banca: Szlachta Junior, Arnaldo Martin
Segundo miembro de la banca: Rodrigues Junior, Osvaldo
Tercer miembro de la banca: Guimarães, Iara Vieira
Cuarto miembro de la banca: Santos, Vanessa Matos dos
Resumen: Nesta pesquisa desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Ensino de História e Geografia (GEPEGH), da linha Saberes e Práticas Educativas do PPGED UFU, analisamos como o processo transmidiático do projeto Uberlândia de Ontem e Sempre participa da produção, preservação, organização, exposição e circulação de memórias de alguns grupos sociais de Uberlândia e da construção de uma narrativa pública sobre a história local, com foco na organização do Museu Virtual de Uberlândia, entre os anos de 2015 e 2022. Para delinearmos a pesquisa, construímos um referencial teórico sobre o armazenamento e a transmissão de memórias na cultura digital, sobre como o processo transmidiático e o jornalismo colaboram para a constituição da memória social e da história pública, sobre o significado dos museus como espaços educacionais e as especificidades dos museus virtuais. A partir deste referencial, analisamos como o Museu Virtual de Uberlândia, por meio das memórias nele preservadas e compartilhadas, dos esquecimentos por ele produzidos, das narrativas nele construídas e de suas ações educativas, participa da compreensão da história do município, contribuem para o ensino da história local e da educação de memórias em Uberlândia. Quanto aos aspectos metodológicos, a abordagem da pesquisa foi do tipo qualitativa, descritiva e exploratória, com base em pesquisa documental realizada no próprio site do Museu e de outras produções do projeto Uberlândia de Ontem e Sempre, bem como em entrevistas realizadas com os idealizadores do site. As análises desenvolvidas indicaram que, nas seleções das memórias evidenciadas, o Museu Virtual de Uberlândia procura educar memórias para reverberar o discurso de orgulho e perpetuação da identidade oficial de Uberlândia como cidade desenvolvimentista da ordem e do progresso. Desta forma, suas produções devem ser exploradas criticamente em aulas de História que contribuam para que crianças, jovens e adultos se apropriem da história pública que circula nas ruas e nas redes.
Abstract: In this research developed within the scope of the Research Group on Teaching History and Geography (GEPEGH), from the segment Saberes e Praticas Educativas from PPGED UFU, we analyze how the transmedia process of the Uberlandia de Ontem e Sempre project (Uberlandia from Yesterday and Always) participates in the production, preservation, organization, exhibition and circulation of memories of some social groups in Uberlandia and the construction of a public narrative about local history, focusing on the organization of the Museu Virtual de Uberlandia (Virtual Museum of Uberlandia), between the years 2015 and 2022. To outline the research, we built a theoretical framework on the storage and transmission of memories in digital culture, on how the transmedia process and journalism collaborate in the constitution of social memory and public history, on the meaning of museums as educational spaces and the specificities of virtual museums. Based on this framework, we analyze how the Museu Virtual de Uberlandia (Virtual Museum of Uberlandia), through the memories preserved and shared therein, the forgetfulness produced by it, the narratives constructed therein and its educational actions, participates in the understanding of the city's history, contributes to the teaching of local history and memory education in Uberlandia. As for the methodological aspects, the research, we adopted a qualitative, descriptive and exploratory, based on documentary research carried out on the Museum's own website and other productions of the Uberlandia de Ontem e Sempre project (Uberlandia from Yesterday and Always), as well as on interviews with the creators of the site. The analysis outcome indicated that, in the selections of evidenced memories, the Museu Virtual de Uberlandia (Virtual Museum of Uberlandia) seeks to educate memories to reverberate the speech of pride and perpetuation of the official identity of Uberlandia as a developmental city of order and progress. In this way, their productions should be critically explored in History classes that contribute to children, young people and adults appropriating the public history that circulates on the streets and on the networks.
Palabras clave: Transmídia
Transmedia
Memória
Memory
História Local
Local History
História Pública
Public History
Museu Virtual
Virtual Museum
Uberlândia
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Tema: Educação
Cultura digital e interdisciplinaridade
História pública
Museus - Exposições
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: FARIA, Ludmila Bahia Franco. A Educação de memórias por meio de conteúdos transmidiáticos: o Museu Virtual de Uberlândia em foco. 2023. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.373
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.373
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39004
Fecha de defensa: 30-jun-2023
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EducaçãoMemóriasMeio.pdftese7.58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons