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Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Museus de ciências brasileiros e seus contributos para uma educação em ciências antirracista
Título(s) alternativo(s): Brazilian science museums and their contributions to an anti-racist science education.
Autor(es): Costa, Regina Maria Martins
Primeiro orientador: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Primeiro membro da banca: Souza, Rosangela Silva
Segundo membro da banca: Brito, Talamira Taita Rodrigues
Terceiro membro da banca: Silveira, Helder Eterno
Resumo: O mundo vive momentos em que acontecem e se replicam situações de violência contra as pessoas negras. Por isso, a sociedade se manifesta e sente a urgência de ações e, ou leis que revertam essa realidade. Enfim, parece que os olhos de uma grande parte das pessoas está se abrindo para a situação de descontrole nas relações étnico raciais, sejam elas na esfera social ou econômica. Este estudo traz os Museus de Ciências para esse contexto, visto que são considerados artefatos culturais detentores de uma localização histórico temporal e propagadores de uma Ciência que pode ou não contribuir para a educação das pessoas, pois trata-se de um lugar de aprendizagens. Em termos metodológicos trata-se de uma pesquisa descritivo interpretativa, cujo objetivo geral foi analisar a contribuição de museus de Ciências para a divulgação de uma educação antirracista a partir das páginas eletrônicas, conteúdos e materiais de divulgação da Ciência. Os objetivos específicos foram: Identificar e caracterizar a autoria, o tipo de publicação e de materiais disponibilizados nas páginas eletrônicas dos museus atinentes a educação antirracistas, no período de 2019 a 2021; Selecionar enunciações, enunciados e silêncios sobre a relação ciência e racismo nas páginas eletrônicas de museus de ciências; Examinar os efeitos de sentido e os contextos de produção de enunciados e enunciações sobre educação antirracista em páginas eletrônicas dos museus de ciências; Apresentar os museus de ciências como espaços de produção de uma educação antirracista. O procedimento analítico ancorou-se em alguns aspectos da proposta de Análise de discurso em Michel Foucault. Por fim, concluímos que há preocupações explícitas para uma educação antirracista, particularmente em dois dos museus analisados. Em um deles (Museu da Vida) há, na estrutura institucional, um órgão especialmente criado para a discussão étnico racial. Existem, portanto, museus de ciências que pautam suas ações na educação para as relações étnico raciais abrindo caminhos para uma compreensão da ciência, da sua divulgação em articulação às diferentes culturas e à contribuição de diferentes grupos étnico raciais, em particular, negros e indígenas.
Abstract: The world lives moments when they happen and situations of violence against black people are replicated. Therefore, society manifests itself and feels the urgency of actions and, or laws that reverse this reality. Finally, it seems that the eyes of a large part of people are opening up to the situation of uncontrolin racial ethnic relations, whether in the social or economic sphere. This study brings the Science Museums to this context, since they are considered cultural artifacts that have a temporal historical location and propagators of a Science that may or may not contribute to people's education, because it is a place of learning. In methodological terms, this is adescriptive-interpretative research, whose general objective was to analyze the contribution of science museums to the dissemination of a (anti)racist education from the electronic pages, contents and materials of dissemination of science. The specific objectives were: To identify and characterize the authorship, the type of publication and materials available on the electronic pages of the museums related to (anti)racist education, in the period from 2019 to 2021; Select utterances, utterances and silences about the relationship between science and racism in the electronic pages of science museums; Examine the effects of meaning and the contexts of production of utterances and utterances about (anti)racist education on electronic pages of science museums; Present science museums as spaces for the production of a antirracist education. The analytical procedure was anchored in the approach proposed by Michel Foucault on Discourse Analysis (AD). Finally, we conclude that science that still predominates in the institutions surveyed is still far from reflecting the concept of decolonization, because most of the time it is still based on actions that do not favor or make room for the proposed discussion. However, there are already some museum institutions that guide their actions in education for ethnic racial relations, paving the way for the theme to cause reflection and anchor new procedures aimed at developing empathy and respect between different cultures and groups.
Palavras-chave: Museus de Ciências
Educação antiracista
Racismo
Science Museums
Anti-Racist Education
Racism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Museus de ciência - Brasil
Antirracismo - Brasil
Racismo na educação - Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: COSTA, Regina Maria Martins. Museus de ciências brasileiros e seus contributos para uma educação em ciências antirracista. 2023. 169 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.677
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.677
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38989
Data de defesa: 28-Abr-2023
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