Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38988
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Ana Carolina Fernandes-
dc.date.accessioned2023-08-25T18:46:24Z-
dc.date.available2023-08-25T18:46:24Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Carolina Fernandes. Brinqued(on)teca: Desafios e potencialidades do brincar online durante o isolamento social. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38988-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectIsolamento socialpt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-culturalpt_BR
dc.subjectProjeto de extensãopt_BR
dc.titleBrinqued(on)teca: Desafios e potencialidades do brincar online durante o isolamento socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rezende, Paula Cristina Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8401932422065415pt_BR
dc.contributor.referee1Parreira, Vanessa Aparecida Diniz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4421872354710532pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Clara Moriá Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2653483465456078pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma brinquedista como participante de encontros online com crianças durante o isolamento social do ano de 2020, em atividade de projeto de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia. Durante a ação, nove brinquedistas se dispuseram a brincar com seis crianças com idades entre três e dez anos, durante quinze semanas, por meio de ligações de vídeo em plataformas online. As atividades propostas durante os encontros exigiram um processo de construção, criação e recriação dos modos de interagir com as crianças. Este trabalho teve como referencial teórico as contribuições da teoria Histórico-cultural, especialmente as relativas aos processos de imaginação e desenvolvimento humano. À luz deste referencial, foram analisadas cenas vivenciadas durante os encontros brincantes, buscando compreender as nuances entre brincar e brincar online, os desafios e potencias dos encontros online, de realizar encontros online e ao modo como estes elementos se interpõem e se relacionam com a infância e o lúdico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PROGRAMACAO DE CONDICOES DE ENSINOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Brinqued(on)tecaDesafiosPotencialidades.pdfTCC1.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons