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dc.creatorGuimarães, Vinícius Anderson-
dc.date.accessioned2023-08-21T18:24:14Z-
dc.date.available2023-08-21T18:24:14Z-
dc.date.issued2023-08-08-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Vinícius Anderson. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a objetivação de uma educação precária para um trabalho precarizado. 2023. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.458.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38945-
dc.description.abstractThis research originates from studies at the Master's level in the research line Work, Society, and Education, from the Graduate Program in Education, at the Federal University of Uberlândia. Education based on competences and the formation of contemporary workers is the theme and the following question is a research problem: how the reforms implemented in High School and how the school curriculum based on the development of competences, designed in the National Curricular Common Base (BNCC) for Secondary Education, respond to the demands of the labor market? This work is academically justified by the social relevance that curriculum studies have in the conjuncture of the disastrous neoliberal agenda and its advance in Brazilian educational public policies, it is also socially justified, as it seeks to understand how society has experienced changes in the world of work and in the subjectivity of the class-that-lives-of-the-work, linked to the experience of basic education, especially the high school stage. The general objective of the work is to understand the determining links between the demands of the labor market and the legal propositions contained in the BNCC for Secondary Education. Methodologically, this is a bibliographical and documentary research, which made use of literature review of works in the area of education, as well as regulations concerning the organization of public basic education and educational reforms. Results point that the BNCC aims at a precarious education for precarious jobs, seriously compromising the offer of emancipatory knowledge for the young Brazilian.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectCompetencespt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleBase Nacional Comum Curricular (BNCC) e a objetivação de uma educação precária para um trabalho precarizadopt_BR
dc.title.alternativeNational Common Curriculum Base (BNCC) and the objective of a precarious education for a precarious workpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges Netto, Mario-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631482288936524pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Deive Bernardes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5931565008885937pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0054348010322974pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é oriunda de estudos em nível de Mestrado da linha de pesquisa Trabalho, Sociedade e Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Uberlândia. Possui por tema a educação por competências e a formação do trabalhador contemporâneo e por problema de pesquisa o seguinte questionamento: de que modo as reformas que o Ensino Médio têm sofrido e como o currículo escolar pautado no desenvolvimento de competências, objetivado na Base Comum Curricular Nacional (BNCC) do Ensino Médio, respondem às demandas do mercado de trabalho? Este trabalho se justifica academicamente pela pertinência social que os estudos sobre o currículo apresentam na conjuntura da nefasta agenda neoliberal e seu avanço nas políticas públicas educacionais brasileiras, também se justifica socialmente, por se propor a compreender de que forma a sociedade tem vivenciado as mudanças no mundo do trabalho e na subjetividade da classe-que-vive-do-trabalho, atrelada à experiência da educação básica, mormente à etapa do ensino médio. O objetivo geral do trabalho consiste em compreender os nexos determinantes entre as demandas do mercado de trabalho e as proposições legais contidas na BNCC para o Ensino Médio. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que se valeu da revisão da literatura de obras da área de educação, bem como de normativas concernentes à organização da educação básica pública e às reformas educacionais. Encontrou-se como resultado que a BNCC objetiva uma educação precária para um trabalho precário, comprometendo gravemente a oferta de conhecimentos emancipatórios para o jovem brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration138pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.458pt_BR
dc.orcid.putcode140944857-
dc.crossref.doibatchidbaa2f8c8-964a-472c-b3f3-e32271ac203e-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoBase Nacional Comum Curricular-
dc.subject.autorizadoEnsino médio-
dc.subject.autorizadoMercado de trabalho-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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