Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38902
Tipo do documento: | Anais de evento |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | I Seminário Diário de Ideias: inovação e criatividade na Educação |
Resumo: | O I Seminário Diário de Ideias: inovação e criatividade na educação é uma ação vinculada ao Programa Institucional Diário de Ideias da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia e tem como objetivo promover reflexões sobre experiências inovadoras no campo da Educação Básica. O Seminário emerge de um Curso de Formação de professores(as) com ênfase na metodologia Diário de ideias, no exercício pleno dos eixos, experienciar, registrar e compartilhar. O presente Seminário contou com a participação de professores(as) que realizaram o Curso Diário de Ideias: formação de professores(as), com o objetivo de compartilhar as experiências vividas com a metodologia Diário de ideias no contexto singular de cada escola. O Curso seria realizado na modalidade presencial, no entanto, após o dia 05 de março de 2020, em que realizamos a abertura da formação, de modo presencial no anfiteatro do Bloco 5S do Anfiteatro da UFU, recebemos uma notícia da pandemia pelo Covid-19, a qual trouxe muitas mudanças, dentre elas o isolamento social. A Equipe do Diário de Ideias buscou formas de continuidade do curso, para construir um espaço-tempo para estarmos juntos(as) no apoio ao cotidiano dos(as) professores(as) no enfrentamento da nova realidade vivenciada. Foi possível organizar um curso de formação totalmente remoto e com momentos síncronos e contar com a participação de mais de 100 professores(as) da rede Municipal de Uberlândia. Nossas rodas dialógicas ocorriam de forma síncrona e se constituíram como um lugar de trocas, desabafos, acolhimento e apoio mútuo, frente ao contexto de pandemia. Ao final do curso, realizamos o I Seminário Diário de Ideias com a apresentação de trabalhos como comunicação oral, a partir de encontros síncronos, e contou com o efetivo diálogo entre os(as) cursistas e demais participantes da formação. Um processo marcado pela autoria e protagonismo de quem vivenciou a formação de professores(as), realizada de forma remoto durante o ano de 2020. Nos embasamos na metodologia Diário de Ideias (MUNIZ, 2020) com seus princípios e ações que envolvem o experienciar, registrar e compartilhar, tem contribuído para favorecer a expressão da criatividade na aprendizagem e no ensino, bem como o desenvolvimento da subjetividade dos aprendizes da Educação Básica. O Seminário proporcionou a troca de ideias, o compartilhar de experiências que foram vivenciadas no cotidiano das escolas no âmbito da Educação Básica, com foco nos processos de aprendizagem e de ensino. Gratidão aos participantes desta jornada do Seminário! Os anais registram nossa trajetória e poderá contribuir com o campo da Educação! |
Palavras-chave: | Educação Criatividade Leitura Escrita |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Assunto: | Educação Aprendizagem Criatividade Leitura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Organizador(es): | Luciana Soares Muniz Vaneide Corrêa Dornellas |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | MUNIZ, Luciana Soares (org.). ANAIS DO I SEMINÁRIO DIÁRIO DE IDEIAS: LINHAS DE EXPERIÊNCIAS. Uberlândia: EDUFU, 2020. Anais Eletrônicos [...]. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2023. 159 p. v. 1. |
URI: | http://www.lucianamuniz.com.br/seminario-diario-de-ideias/ https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38902 |
Última página do volume: | 159 |
Primeira página do volume: | 5 |
Ano de Publicação: | 2020 |
Aparece nas coleções: | ANAIS - Seminário Diário de Ideias: inovação e criatividade na educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SeminárioDiáriodeIdeias: inovação e criatividadenaEducação.pdf | Anais de evento | 81.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.