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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38882
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-2916-8416 |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | As avaliações em larga escala e sua relação com a qualidade da educação: caminhos percorridos por um Colégio de Aplicação Federal |
Alternate title (s): | Large-scale assessments and their relationship with the quality of education: paths taken by a College of Federal Application |
Author: | Ribeiro, Andréa Porto |
First Advisor: | Mendes, Olenir Maria |
First member of the Committee: | Valente, Lucia de Fátima |
Second member of the Committee: | Novais, Gercina Santana |
Third member of the Committee: | Bertagna, Regiane Helena |
Fourth member of the Committee: | Richter, Leonice Matilde |
Summary: | Esta pesquisa de doutorado teve como objetivo central analisar a influência das avaliações em larga escala na realidade educativa de um Colégio de Aplicação (CAp) Federal. Por meio da investigação, objetivamos reunir elementos que nos auxiliassem na apreensão das influências do contexto macro em um contexto micro, particular, considerando as especificidades dos processos de ensino e aprendizagem em interface à avaliação na escola participante. Buscamos contribuir com o aprofundamento das reflexões e proposições que se fundamentam nos resultados dos testes padronizados aplicados em larga escala para (re)pensar e construir a educação pública em nosso país. Consideramos que pesquisas sobre a temática constituem arcabouço importante para qualificar o debate sobre o uso dos testes padronizados enquanto política pública para tratar da qualidade ou ausência desta em nossas escolas. Para tanto, nos apoiamos nos escritos de Freitas (2010, 2012, 2018); Sordi (2009); Saul (2015), Almeida e Rios (2002), Bondioli (2012), Dourado, Oliveira e Santos (2007), Fernandes (2009), Afonso (2007, 2014, 2018), dentre outros/as, sobre educação pública, qualidade e avalições em larga escala. O esforço da pesquisa em tela se alinha à abordagem qualitativa na medida em que buscamos responder aos nossos objetivos no contexto do fenômeno investigado adotando procedimentos descritivos para construção e interpretação dos dados. Nessa direção, analisamos teses e dissertações vinculadas à Capes sobre a temática da avaliação em larga escala e avaliação externa. A busca indicou recorrência de trabalhos sobre a temática na última década, contudo evidenciou a ausência de pesquisas envolvendo CAps e quantitativo reduzido de estudos envolvendo todos os segmentos escolares. O trabalho em campo contemplou diferentes instrumentos para construção dos dados empíricos, os instrumentos foram eleitos tendo em visa a potencialidade destes em fornecer o material necessário para a consecução dos objetivos, assim como permitir a participação de todos os segmentos da comunidade escolar de forma remota tendo em vista o período de distanciamento social ocasionado pela crise sanitária de Covid-19; são eles o questionário, o Grupo Focal (G.F) e a entrevista semiestruturada. Também foram desenvolvidas análises de documentos a respeito da constituição dos CAps no Brasil, do Projeto Político Pedagógico (PPP), legislações e outros que se relacionavam com a escola participante. Os dados obtidos foram organizados conforme a natureza de cada material, orientados pela análise de conteúdo (BARDIN, 2009). Os resultados evidenciaram que as avaliações em larga escala possuem pouca influência no CAp participante. A avaliação adotada pela escola se alinha à perspectiva formativa. Dessa forma, as ações educativas são construídas tendo em vista objetivos mais ampliados, em conformidade com o PPP da unidade. Em nossas análises identificamos a inexistência de consenso sobre a necessidade das avaliações em larga escala, contudo permanece o reconhecimento institucional sobre a existência desses testes. Observamos, nessa linha, que a qualidade da escola para os/as participantes não se restringe à avaliação em larga escala, pois de acordo com diferentes segmentos, esse tipo de avaliação é um retrato parcial da realidade vivenciada. Os dados indicam a presença de elementos centrais e consensuais sobre qualidade da educação que expressam elevado patamar qualitativo negociado pelo coletivo, o que, ao nosso ver, são elementos salutares para construção de escolas com qualidade socialmente referenciada. Estes envolvem as condições concretas de trabalho dos/as profissionais da educação, tais como valorização social e financeira, plano de carreira e formação, assim como a necessidade de um currículo ampliado, democrático e, por isso mesmo, participativo. |
Abstract: | This doctoral research aimed to analyze the influence of large-scale assessments on the educational reality of a Federal Application School (CAp). Through the investigation, we aimed to gather elements that would help us to apprehend the influences of the macro context in a micro context, particularly considering the specificities of the teaching and learning processes in interfaces to the evaluation in the participating school. We seek to contribute to the deepening of reflections and propositions that are based on the results of standardized tests applied on a large scale to (re)think and build public education in our country. We believe that research on the subject constitutes an important framework to qualify the debate on the use of standardized tests as a public policy to address the quality or lack thereof in our schools. For that, we rely on the writings of Freitas (2010, 2012, 2018); Sordi (2009); Saul (2015), Almeida, Rios (2002), Bondioli (2012), Dourado, Oliveira e Santos (2007), Fernandes (2009), Afonso (2007, 2014, 2018) among others, on public education, quality and large-scale assessments. The on-screen research effort aligns with the qualitative approach as we seek to respond to our objectives in the context of the investigated phenomenon by adopting descriptive procedures for constructing and interpreting the data. In this sense, we analyzed theses and dissertations linked to Capes on the subject of large-scale evaluation and external evaluation. The search indicated a recurrence of works on the subject in the last decade, however, it showed the absence of research involving CAps and a reduced number of studies involving all school segments. The field work included different instruments for the construction of empirical data, the instruments were chosen considering their potential to provide the necessary material to achieve the objectives, as well as allowing the participation of all segments of the school community in a remote way, having In view of the period of social distancing caused by the Covid-19 health crisis, they are the questionnaire, the focus group (FG) and the semi-structured interview. Analysis of documents regarding the constitution of CAps in Brazil, the Pedagogical Political Project (PPP), legislation and others that were related to the participating school were also developed. The data obtained were organized according to the nature of each material guided by content analysis (BARDIN, 2009). The results showed that large-scale assessments have little influence on the participant CAp. The evaluation adopted by the school is in line with the formative perspective. In this way, educational actions are built with broader objectives in mind, in accordance with the unit's PPP. In our analyses, we identified the lack of consensus on the need for large-scale assessments, however institutional recognition of the existence of these tests remains. We observe, along these lines, that the quality of the school for the participants is not restricted to large-scale evaluation, because according to different segments, this type of evaluation is a partial picture of the reality experienced. The data indicate the presence of central and consensual elements about the quality of education that express a high qualitative level negotiated by the collective, which in our view are healthy elements for building schools with socially referenced quality. They involve the concrete working conditions of education professionals, such as social and financial valuation, career plan and training. As well as the need for an expanded, democratic and therefore participatory curriculum. |
Keywords: | Avaliação Educacional Avaliação em larga escala Avaliação Externa Colégio de Aplicação Qualidade da educação Educational Assessment Large scale assessment External Assessment Application College Quality of education |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Subject: | Educação Avaliação educacional Colégios de aplicação Gestão da qualidade total na educação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | RIBEIRO, Andréa Porto. As avaliações em larga escala e sua relação com a qualidade da educação: caminhos percorridos por um Colégio de Aplicação Federal. 2023. 327 f. Tese (Douturado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8056. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8056 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38882 |
Date of defense: | 2-Jun-2023 |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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