Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38820
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: A audiodescrição, os textos alternativos e as tecnologias da comunicação e informação: Um estudo a cerca da escolarização das pessoas com deficiência visual
Alternate title (s): Audio description, alternative text, and information and communication technology: A study on schooling of visually impaired people
Author: Fernandes, Heverton Rodrigues
First Advisor: Godoi, Eliamar
First member of the Committee: Santos, Reinaldo dos
Second member of the Committee: Ferreira, Eliana Lúcia
Summary: Muito se tem falado sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem dos chamados nativos digitais. As TICs se referem a inúmeras tecnologias que permitem a criação, o armazenamento, o processamento e o compartilhamento de informações. Trata-se de ferramentas que, além de informar, divertir e entreter, podem ser um grande aliado no processo de escolarização dos alunos. No entanto, raramente se discute a utilização das TICs na escolarização das pessoas com deficiência visual. Uma das principais barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual na utilização das TICs no processo de ensino e aprendizagem é a ausência de audiodescrição ou textos alternativos do conteúdo. Esta pesquisa teve como objetivo geral, investigar, nas escolas de ensino básico, como as TICs foram adotadas na escolarização do aluno com deficiência visual e de que forma os recursos de audiodescrição e textos alternativos foram utilizados nesse processo. Em específico, buscamos levantar quais tecnologias digitais têm sido adotadas no ensino dos estudantes com deficiência visual e como os recursos de audiodescrição e textos alternativos foram empregados nesse processo. Buscamos, ainda, analisar a percepção dos professores quanto à utilização de TICs e dos recursos de audiodescrição e textos alternativos nas estratégias de ensino. Para alcançar os objetivos deste estudo, foram realizadas uma pesquisa qualitativa e Análise de Conteúdo para direcionamento e tratamento dos dados, os quais foram obtidos por meio de questionários aplicados a professores da rede municipal local e usamos a entrevista e a análise de documentos como instrumentos de coleta de dados. Por um lado, os resultados apontaram que existe uma forte valorização de TICs na sala de aula com diferentes usos como recursos de acessibilidade junto aos alunos com deficiência visual por parte dos docentes. Elas estão sendo usadas, de maneira discreta, como meio de beneficiar o estudante e de facilitar os métodos de ensino-aprendizagem dos alunos. Por outro lado, a análise dos dados mostrou que as ferramentas ou recursos de acessibilidade mais atuais e funcionais como a audiodescrição e os textos alternativos que poderiam ser aplicados na prática de ensino, no sentido de potencializar a aprendizagem nos processos de escolarização das pessoas com deficiência visual, são desconhecidas pelos professores.
Abstract: Much has been said about the use of information and communication technology (ICT) in the process of teaching and learning of the so-called digital natives. ICT comprises pieces of technology that allow the creation, storage, processing and sharing of information. In addition to informing, amusing and entertaining, these tools can be a may help students in their schooling process. However, the use of ICT in the schooling of visually impaired people is rarely discussed. One of the main barriers visually impaired people face in the use of ICT in the teaching and learning process is the lack of audio description or alternative texts of the contents. The aim of this research was to investigate how ICT is adopted in the schooling of visually impaired students at elementary schools and how audio description resources and alternative texts are applied to the process. Particularly, we seek to identify which digital technology has been adopted in teaching visually impaired students and how audio description resources and alternative texts have been used. We also sought to analyze teachers’ perception regarding the use of ICT, audio description resources, and alternative texts in teaching strategies. In order to achieve the objectives of this study, a qualitative research and Content Analysis were carried out to collect data through questionnaires applied to teachers at local elementary schools. On the one hand, the results showed that ICT in classroom is highly valued, with different uses as accessibility resource for visually impaired students. ICT is being used by teachers as a means of benefiting the student and enhancing students' teaching and learning methods. On the other hand, data analysis showed that teachers do not know the most up-to-date and functional accessibility tools and resources, such as audio description and alternative texts, which could be applied to the teaching practice, in order to enhance learning in the schooling processes of visually impaired people.
Keywords: TICs
Audiodescrição
Textos alternativos
Deficiência visual.
ICT
Audio description
Alternative texts
Visually impaired people
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Subject: Linguística
Linguística aplicada
Audiodescrição
Pessoas com deficiência visual
Tecnologia da informação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Quote: FERNANDES, Heverton Rodrigues. A audiodescrição, os textos alternativos e as tecnologias da informação e comunicação: Um estudo a cerca da escolarização das pessoas com deficiência visual. 2023. 171 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.272 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.272.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.272
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38820
Date of defense: 23-May-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AudiodescricaoTextosAlternativos.pdfDissertação4.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons