Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38803
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-2069-175X
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Title: Revisão sistemática da literatura sobre a utilização da proposta de Integração Sensorial de Ayres para as pessoas com o transtorno do espectro do autismo
Alternate title (s): Systematic review of the literature on the use of ayres' proposal for sensory integration for people with autism spectrum disorder
Author: Monteiro, Suze Martins Franco
First Advisor: Lima, Luciano Vieira
First member of the Committee: Silva, Mislene Dalila da
Second member of the Committee: Cardoso, Priscila Alvarenga
Summary: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma disfunção multifatorial do neurodesenvolvimento, marcada pela díade: déficits na comunicação e interação social, bem como comportamentos, atividades e interesses restritos e repetitivos. Para o tratamento desses déficits, o método de Integração Sensorial de Ayres vem sendo adotado como prática terapêutica orientada a melhorar o processamento neural por meio de uma seleção de estimulação sensorial adaptada a cada criança, na qual são propostos exercícios lúdicos, jogos e atividades específicas projetadas para ajudar a expandir seu potencial e promover o desenvolvimento. Nessa consideração, esse estudo teve como objetivo verificar as contribuições das atividades fundamentadas na Integração Sensorial de Ayres para o desenvolvimento global de crianças com TEA matriculadas na educação infantil. Para a elaboração desta dissertação foi realizada uma revisão sistemática qualitativa da literatura em que foram selecionados artigos científicos publicados entre 2012 e 2022, pesquisados nas bases de dados Portal de Periódicos da CAPES e PubMed. A seleção seguiu os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados revisados por pares; artigos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola; trabalhos que trazem como conteúdo mudanças comportamentais, de desenvolvimento e acadêmicas, em crianças com TEA, possibilitadas pelo método interventivo de Ayres; artigos pautados nas práticas de intervenção fundamentadas na teoria de Integração Sensorial de Ayres, que poderiam ser realizadas na clínica ou nas escolas; e estudos com foco em crianças sem comorbidades, inseridas no espectro do autismo. Como critérios de exclusão, adotou-se: artigos de revisão; artigos em outro idioma que não português, inglês ou espanhol; artigos que enfocassem em métodos interventivos medicamentosos e/ou nutricionais para crianças com autismo; e trabalhos englobando crianças com TEA com comorbidades. As investigações revelaram que a Integração Sensorial Ayres pode favorecer o desenvolvimento de funções sensoriais e aumentar a concentração e o processamento de informações em ambientes desafiadores, como salas de aula. Isso, por sua vez, beneficia o desempenho acadêmico e as habilidades de alfabetização em crianças com disfunções sensoriais, particularmente aquelas com TEA. Os resultados também sugerem que, embora a Integração Sensorial de Ayres possa ser uma ferramenta valiosa para facilitar a inclusão de crianças com autismo em salas de aula regulares, é essencial adequar a abordagem às necessidades específicas de cada aluno com disfunções sensoriais e implementá-la sob a supervisão de profissionais qualificados. No entanto, ainda que os estudos examinados nesta análise tenham apresentado contribuições positivas resultantes da aplicação do método de Integração Sensorial de Ayres, constatou-se um número limitado de ensaios investigando a utilização desse método em ambientes escolares. Por conseguinte, mais pesquisas randomizadas são necessárias para estabelecer uma base de evidências mais robusta para essa abordagem em ambientes educacionais.
Abstract: The Autism Spectrum Disorder (ASD) is a multifactorial neurodevelopmental disorder, marked by the dyad: deficits in communication and social interaction, as well as restricted and repetitive behaviors, activities and interests. In order to treat these deficits, the Ayres Sensory Integration approach has been adopted as a therapeutic practice with the intent to improve neural processing through a selection of sensory stimulation adapted to each child, in which ludic exercises, games and specific activities are proposed to help expand their potential and promote development. In this respect, this study aimed to verify the contributions of activities based on the Ayres Sensory Integration for the global development of children with ASD enrolled in early childhood education. For the elaboration of this dissertation, a qualitative systematic review of the literature was carried out, and scientific articles published between 2012 and 2022 were selected, searched in the CAPES Journal Portal (CAPES - Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) and PubMed databases. The selection was done based on the following inclusion criteria: peer-reviewed published articles; articles in Portuguese, English or Spanish; works whose contents are behavioral, developmental and academic changes in children with ASD, all made possible by the interventional method of Ayres; articles based on intervention practices based on Ayres' theory of Sensory Integration, which could be carried out in either the clinic or schools; and studies that focus on children without comorbidities, included in the autism spectrum. As exclusion criteria, we considered the next: review articles; articles in a language other than Portuguese, English or Spanish; articles that focus on drug and/or nutritional interventional methods for children with autism; and works encompassing children with ASD and comorbidities. Investigations have revealed that the Ayres Sensory Integration can favor the development of sensory functions and increase concentration and the processing of information in challenging environments, such as classrooms. This in turn benefits academic achievement and literacy skills in children with sensory impairments, particularly those with ASD. The results also suggest that, although the Ayres' Sensory Integration can be a valuable tool to facilitate the inclusion of children with autism in regular classrooms, it is essential to adapt the approach to the specific needs of each student with sensorial dysfunctions, and to implement that under the supervision of qualified professionals. However, although the studies examined in this analysis have shown positive contributions due to the application of the Ayres' Sensory Integration method, a limited number of trials have been found investigating the use of this very method in school settings. Therefore, more randomized trials are needed to establish a more robust evidence base for this approach in educational environments.
Notes: Não foi possível escrever a data correta da defesa no campo selecionado para essa finalidade, pois o cursor não está aceitando o comando. A data correta de defesa é 06 de julho de 2023.
Keywords: Educação inclusiva
Inclusive Education
Integração Sensorial de Ayres
Ayres Sensory Integration
Trantorno do Espectro do Autismo
Autism Spectrum Disorder
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Comunicação e educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Quote: MONTEIRO, Suze Martins Franco. Revisão sistemática da literatura sobre a utilização da proposta de Integração Sensorial de Ayres para as pessoas com o transtorno do espectro do autismo. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia, Comunicação e Educação)- Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.374.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.374
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38803
Date of defense: 29-Jul-2023
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RevisãoSistemáticaLiteratura.pdfDissertação1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons