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dc.creatorPaula, Hágata Simião de-
dc.date.accessioned2023-07-31T14:28:23Z-
dc.date.available2023-07-31T14:28:23Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.citationPAULA, Hágata Simião de. A discussão na obra de Karl Marx e Friedrich Engels acerca da concepção de infância. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38787-
dc.description.abstractThe central problem of this work is to identify in the works of Karl Marx and Friedrich Engels the discussion about the conception of childhood, considering the social conditions imposed by capitalism in the lives of European children. The general objective is to identify and analyze the conception of childhood in the works of Karl Marx and Friedrich Engels. The specific objectives are to discuss the conception of childhood in the 18th and 19th centuries in the Marxian relation of childhood and to analyze the impact of industrialization on family organization and on the social condition of the proletarian child in Europe, according to Marx and Engels. As methodology was used the bibliographical research that focused on the works of the authors already mentioned, besides others for implementation. The work was structured in two parts. The first part deals with the construction of Modernity as a period constituted of renovations in society and in man, making it central. In the second part, the impacts of the consolidation of capitalism as a mode of production were evidenced, which induced the migration of the population from rural to urban areas, these subjects were sent to inadequate housing, access to poor quality food and health, in addition to the exhausting work shifts, they did not have the minimum quality of life, it can then be seen that the childhood portrayed in the works is linked to the social condition of the proletarian class and not that idealized by the theoreticians of capitalism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectKarl Marxpt_BR
dc.subjectFriedrich Engelspt_BR
dc.titleA discussão na obra de Karl Marx e Friedrich Engels acerca da concepção de infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges Netto, Mário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631482288936524pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Lúcia Helena Moreira de Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0855923237846079pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9804599558055866pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como problemática central identificar nas obras de Karl Marx e Friedrich Engels a discussão acerca da concepção de infância, tendo em vista os condicionantes sociais impostos pelo capitalismo na vida das crianças europeias. O mesmo tem como objetivo geral identificar e analisar a concepção de infância nas obras de Karl Marx e Friedrich Engels e possui como objetivos específicos a problematização da concepção de infância dos séculos XVIII e XIX na relação marxiana de infância e análise dos impactos da industrialização na organização familiar e na condição social da criança proletária na Europa, segundo Marx e Engels. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica que teve como foco as obras dos autores já citados, além de outros para implementação. O trabalho foi estruturado em duas partes, na primeira, trata-se a construção da Modernidade sendo um período constituído de renovações na sociedade e no homem, tornando-se central. Na segunda parte, foi evidenciado os impactos da consolidação do capitalismo como modo de produção, o qual induziu a migração da população do meio rural para o urbano estes sujeitos foram encaminhados para moradias inadequadas, acesso à péssima qualidade de alimentação e saúde, além das jornadas de trabalho extenuantes estes não possuíam a mínima qualidade de vida, percebe-se então que a infância retratada nas obras está vinculada à condição social da classe proletária e não aquela idealizada pelos teóricos do capitalismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePedagogiapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal)

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