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ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-4951-3830
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Passagem de fauna como forma de mitigação de atropelamento de canídeos em rodovias e ferrovias brasileiras: Uma revisão bibliográfica
Author: Silva, Bruna Rossi
First Advisor: Custódio, Ana Elizabeth Iannini
First coorientator: Roel, Carine Firmino Carvalho
First member of the Committee: Alves, Giselle Bastos
Second member of the Committee: Veloso, Aline Carneiro
Summary: O Brasil, um país megadiverso, sofre com impactos ambientais decorrentes da ação humana, sendo o atropelamento de fauna um dos principais. Esse impacto é um dos mais severos para a conservação das espécies a nível nacional, visto que o país possui uma das maiores malhas rodoviárias do mundo. Medidas podem ser tomadas para a diminuição desses impactos, um exemplo é a inserção de passagens de fauna nessas rodovias. O principal objetivo desse trabalho foi avaliar o estado da arte de pesquisas sobre a utilização de passagens de fauna por canídeos que pode ser um grupo vulnerável, existem apenas seis espécies no Brasil e quatro delas estão na lista de espécies ameaçadas de extinção. Foram considerados informações e dados de atropelamento de canídeos silvestres presentes em livros e artigos científicos, os artigos que possuíam informações sobre canídeos foram mantidos e os que não apresentaram esses dados foram descartados, resultando em um total de 13 trabalhos, que foram realizados entre 1998 a 2023. O período com maior quantidade de publicações sobre o tema foi no ano de 2014, com predominância de publicações em revistas científicas com predominância de quatro autores seguida por trabalhos de conclusão de curso, com um autor apenas. Em média, os trabalhos tiveram tempo de duração de 514,46 dias e a maioria foi realizada em rodovias duplicadas. Os biomas Mata Atlântica e Cerrado foram os mais representativos em número de trabalhos, com maioria das passagens instaladas próximas a áreas de preservação. Grande parte dos trabalhos foram realizados nos estados de São Paulo, seguido do Rio Grande do Sul. No total foram monitoradas 317 passagens de fauna sendo 205 canaletas em apenas um trabalho ,105 subterrâneas e sete do tipo ponte de dossel, em média, as medidas de proteção de fauna englobaram 128,9 quilômetros de rodovia. Ao todo, 13.119 (1.311,9 em média) animais foram registrados nessas passagens. Em média, 1,55 espécies de canídeos utilizaram as passagens, sendo estas o cachorro-do-mato (Cerdocyon thous), graxaim-do-campo (Lycalopex gymnocercus) e lobo-guará (Chrysocyon brachyurus). Em 61,6% dos trabalhos, essas três espécies de canídeos utilizaram as passagens, optando por passagens subterrâneas secas, com fragmento de vegetação no entorno das rodovias. Pode-se afirmar que as passagens de fauna reduzem em média o número de animais atropelados em 47%. O lobo-guará teve significativamente menos atropelamentos após a construção de passagens de fauna.
Abstract: Brazil, a megadiverse country, suffers from environmental impacts resulting from human actions, with wildlife roadkill being one of the main issues. This impact is one of the most severe for species conservation at the national level, given that the country has one of the largest road networks in the world. Measures can be taken to reduce these impacts, and one example is the implementation of wildlife crossings on these highways. The main objective of this study was to evaluate the state of the art of research on the use of wildlife crossings by canids, which can be a vulnerable group. There are only six species in Brazil, and four of them are listed as endangered. Information and data on roadkill of wild canids from books and scientific articles were considered, and articles that provided information on canids were retained while those without such data were discarded, resulting in a total of 13 studies conducted between 1998 and 2023. The year 2014 had the highest number of publications on the topic, with a predominance of articles in scientific journals authored by four authors, followed by undergraduate thesis works with a single author. On average, the studies lasted for 514.46 days, and the majority of them were conducted on duplicated highways. The Atlantic Forest and Cerrado biomes were the most represented in terms of the number of studies, with most of the crossings installed near protected areas. The majority of the studies were conducted in the states of São Paulo, followed by Rio Grande do Sul. A total of 317 wildlife crossings were monitored, including 205 culverts in a single study, 105 underpasses, and seven canopy bridge types. On average, the fauna protection measures covered 128.9 kilometers of highway. In total, 13,119 (on average 1,311.9) animals were recorded using these crossings. On average, 1.55 species of canids utilized the crossings, including the crab-eating fox (Cerdocyon thous), Pampas fox (Lycalopex gymnocercus), and maned wolf (Chrysocyon brachyurus). In 61.6% of the studies, these three canid species used the crossings, preferring dry underpasses with vegetation fragments around the highways. It can be stated that wildlife crossings, on average, reduce the number of animals killed by 47%. The maned wolf experienced significantly fewer roadkill incidents after the construction of wildlife crossings.
Keywords: Mitigação de atropelamentos de fauna
Mitigation of wildlife roadkill
Família Canidae
Canidae family
Estradas pavimentadas
Paved roads
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Bruna Rossi. Passagem de fauna como forma de mitigação de atropelamento de canídeos em rodovias e ferrovias brasileiras: Uma revisão bibliográfica. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38726
Date of defense: 22-Jun-2023
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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