Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38670
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise estratégica e financeira de grandes conglomerados do varejo no Brasil: Um estudo sobre o Magazine Luiza e a Via S.A
Alternate title (s): Strategic and financial analysis of large retail conglomerates in Brazil: A study on Magazine Luiza and Via S.A
Author: Souza, Beatriz Patriota de
First Advisor: Loural, Marcelo Sartorio
First member of the Committee: Silva, Cássio Garcia Ribeiro Soares da
Second member of the Committee: Ibrahim, Hermano Caixeta
Summary: O presente texto tem como objetivo analisar a correlação e o impacto de estratégias adotadas por dois grandes conglomerados do Brasil - Magazine Luiza e Via S.A. - em seus indicadores financeiros e, consequentemente, em seu desempenho. A partir de 2015, em especial, observa-se uma tendência à transformação nas varejistas brasileiras, a partir do início de um forte processo de digitalização e de expansão, no rumo da multicanalidade, do aprimoramento da experiência do cliente, colocando-o como foco, e da formação de conglomerados, capaz de aumentar o marketshare das empresas e de garantir robustez operacional. Assim, para responder à questão principal, dispõe-se a explicação sobre os indicadores financeiros de Liquidez, Rentabilidade e Endividamento, além de aspectos determinantes para o crescimento e expansão de uma firma - utilizando, principalmente, Porter e Penrose como autores referência teórica - a fim de que, após a análise estratégia e dos resultados de ambas as empresas no período de 2013 a 2022, possa-se concluir o modo com o qual ocorre tal relação. Neste sentido, observa-se que, em que pese as empresas caminhem em sentidos estratégicos bem similares, existem focos e tempos de planejamento e de produtos diferentes, que acabam por influenciar em seus indicadores. Além disso, a lógica por trás das aquisições parece ser diferente. Por um lado, o Magalu visa a diversificação de portfólio, já a Via busca maior amadurecimento em formatos de pagamento; ambas as estratégias nos parecem bem encaminhadas, mas seus tempos de colheita de resultados diferentes.
Abstract: This text aims to analyze the correlation and impact of strategies adopted by two most important conglomerates in Brazil - Magazine Luiza and Via S.A. - in its financial indicators and, consequently, in its performance. From 2015 there is a trend towards transformation in Brazilian retailers, starting with the beginning of a strong process of scan and expansion, towards multichannel, the improvement of the customer experience, placing it as the focus, and the formation of conglomerates, capable of increasing the market share of companies and ensuring operational robustness. Thus, to answer the main question, an explanation is available on the financial indicators of Liquidity, Profitability and Indebtedness, in addition to determining aspects for the growth and expansion of a firm - using, mainly, Porter and Penrose as theoretical reference authors – in order to, after analyzing the strategy and results of both companies in the period from 2013 to 2022, conclude how this relationship occurs. In this sense, it is observed that, even though companies move in very similar strategic directions, there are focuses and times of planning and different products, which end up influencing their indicators. Furthermore, the rationale behind acquisitions appears to be different. On the one hand, Magalu aims at portfolio diversification, while Via seeks greater maturity in terms of payment; both strategies seem well on their way to us, but their harvest times of good results are demonstrated in different timeframes.
Keywords: Estratégias
Strategies
Indicadores financeiros
Financial indicators
Digitalização
Scan process
Varejo
Retail
Conglomerados
Conglomerates
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOUZA, Beatriz Patriota. Análise estratégica e financeira de grandes conglomerados do varejo no Brasil: Um estudo sobre o Magazine Luiza e a Via S.A. 2023. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38670
Date of defense: 29-Jun-2023
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseEstratégicaFinanceira.pdfTCC2.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.