Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38635
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Pincelando a química com aquarelas naturais: Uma proposta para o ensino de química |
Alternate title (s): | Brushing chemistry with natural watercolors: A proposal for teaching chemistry |
Author: | Kobayashi, Thaynah Yumi |
First Advisor: | Marques, Deividi Márcio |
First member of the Committee: | Pinheiro, Juliano Soares |
Second member of the Committee: | Lima, Viviani Alves de |
Summary: | A química é uma ciência abstrata devido às suas representações através de símbolosdeelementos e substâncias químicas. O ato de aprender química se dá a partir do confrontoentreas ideias do senso comum e o conhecimento científico. Para ensinar equilíbrioquímicoécomum utilizar os corantes naturais como facilitadores no processo. Na revisão bibliográficarealizada por Almeida et. al. (2020), foram analisados artigos publicados entre 2010e2020em revistas e periódicos da área de ensino de ciências e observou-se maior utilizaçãodeaçaí,beterraba, cebola roxa e repolho roxo, por serem materiais de baixo custo, de fácil obtençãoepor possuir cores interessantes. Os alunos podem aprender Química praticando a arte, sejapormeio de gravuras, desenhos em quadrinhos ou pinturas. É possível que os alunos aprendamoconteúdo de indicadores de pH utilizando pigmentos naturais por meio de técnicas depinturaem aquarela. de tintas naturais obtidas através da extração de pigmentos contidos emvegetaiscomo repolho roxo, beterraba e açafrão. Existem diversos trabalhos que envolvema expressãoartística como ferramenta para o ensino de Ciências, como é o caso da Química, tal integraçãopode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, enriquecendo-o comaplicações,curiosidades, reflexões e diversão no ensino de conteúdos considerados abstratos emQuímica.Um projeto que envolve aquarelas com o Ensino de Química torna o aprendizadodos alunosmais fácil e significativo, uma vez que se envolvem com o tema e produuzimnofinal umapintura que pode expressar seus conhecimentos. Conforme o observado e relatadodaexperiência, é possível concluir que existem melhorias a seremfeitas na execuçãoeplanejamento da aula. O primeiro ponto e mais crucial é realizar o projeto para menosde15estudantes, dessa forma terá uma sala mais ordenada e possivelmente atendendoa todososalunos quanto às dúvidas e questionamentos. Dessa forma, concluí-se que utilizar da Arteparao Ensino de Química pode ser muito positivo e uma experiência diferente que possibilidadeoaprendizado dos alunos de forma significativa. |
Abstract: | Chemistry is an abstract science due to its representations through symbols of elements and chemical substances. The act of learning chemistry arises from the confrontation between common sense ideas and scientific knowledge. To teach chemical equilibrium, it is common to use natural dyes as facilitators in the process. In the literature review conducted by Almeida et al. (2020), articles published between 2010 and 2020 in science education journals and periodicals were analyzed, and a greater use of acai, beetroot, red onion, and red cabbage was observed due to their low cost, easy availability, and interesting colors. Students can learn chemistry by practicing art, whether through drawings, comic strips, or paintings. It is possible for students to learn the content of pH indicators using natural pigments through watercolor painting techniques using natural dyes obtained from extracting pigments from vegetables such as red cabbage, beetroot, and turmeric. There are several works that involve artistic expression as a tool for teaching sciences, such as chemistry. This integration can assist in the teaching and learning process, enriching it with applications, curiosities, reflections, and fun in teaching abstract chemistry concepts. A project that involves watercolors in chemistry education makes students' learning easier and more meaningful, as they engage with the subject and produce a painting that can express their knowledge in the end. Based on the observations and experiences reported, it can be concluded that there are improvements to be made in the execution and planning of the lesson. The first and most crucial point is to carry out the project for fewer than 15 students, which will result in a more organized classroom and possibly address all students' doubts and questions. Therefore, it is concluded that using art for chemistry education can be very positive and a different experience that allows students to learn meaningfully. |
Keywords: | Ensino de química Indicador natural de pH Aquarela |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | KOBAYASHI, Thaynah Yumi. Pincelando a química com aquarelas naturais: Uma proposta para o ensino de química. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38635 |
Date of defense: | 29-Jun-2023 |
Appears in Collections: | TCC - Química (licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PincelandoQuímicaAquarelas.pdf | TCC | 2.98 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.