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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38586
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Incubadora preta - trajetórias e desafios de um jovem negro na criação de uma plataforma virtual para o ensino afrocentrado em produção cultural |
Título(s) alternativo(s): | Incubadora preta - trayectorias y desafíos de un joven negro en la creación de una plataforma virtual para la enseñanza afrocentrada en la producción cultural Incubadora preta - trajectories and challenges of a young black man in the creation of a virtual platform for Afro-centered teaching in cultural production |
Autor(es): | Goes, Bruno de Oliveira dos Santos |
Primeiro orientador: | Paula, Wellington Menegaz de |
Primeiro membro da banca: | Caon, Paulina Maria |
Segundo membro da banca: | Nascimento, R. B. |
Resumo: | Esse trabalho é um memorial a partir da minha trajetória de vida transversalizada à iniciativa Incubadora Preta - formação cultural para agentes negres. Essa iniciativa oportuniza um espaço virtual de formação exclusiva para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas), com articulação para o mercado de produção cultural brasileiro. O projeto desenvolve conceitos de pré-produção, produção e pós-produção, fomentando a criação de projetos artísticos para editais de captação de recursos. Nos seus quatro ciclos formativos, o projeto dialogou com cento e trinta pessoas de dezesseis estados do território brasileiro. Neste trabalho, tenho como objetivo sintetizar essa experiência enquanto mediador do ensino de produção e gestão cultural, em dialógo com os conceitos de afrocentricidade e agenciamento negro (ASANTE, 2016), em um ambiente totalmente digital. O meu maior desafio, a partir do partilhamento das minhas experiências relatadas, é ter legitimada a minha trajetória enquanto articulador da arte-educação, produção e proposições culturais que geram uma nova perspectiva para a vida da comunidade negra brasileira, que muita das vezes está na margem da subordinação do trabalho e na perspectiva de ausência (IMJA, 2018) de suas potencialidades artísticas. Na busca metodológica para desenvolver as habilidades de produção e gestão cultural, apliquei quatro diferentes modos de mediação em cada ciclo formativo que orientei, entre os anos de 2020 e 2022. A pesquisa também é orientada pelo pensamento sobre educação e ensino em sala de aula da autora bell hooks, que defende que o gênero, raça e classe estão intrínsecos na forma em que somos percebidos pelo mundo e sobre a importância da interseccionalidade no modo de ensino. Pensando em tornar mais acessível o trabalho e entendendo como potência a comunicação oral, foi desenvolvido a gravação em áudio da escrita do TCC. Considero, finalmente, que a prática em produção cultural e mediação pedagógica tem suas artesanias nos modos de fazer e aprender, compreendendo que não há uma única estrutura e sim diferentes ferramentas a serem testadas a partir dos diferentes contextos de trabalho e formação. |
Abstract: | This work is a memorial from my life trajectory transversalized to the Incubadora Preta initiative - cultural training for black agents. This initiative provides a virtual space for exclusive training for self-declared black people (black and brown), with articulation for the Brazilian cultural production market. The project develops pre-production, production and post-production concepts, encouraging the creation of artistic projects for fundraising public notices. In its four training cycles, the project dialogued with one hundred and thirty people from sixteen states in Brazil. In this work, I aim to synthesize this experience as a mediator of the teaching of cultural production and management, in dialogue with the concepts of Afrocentricity and black agency (ASANTE, 2016), in a fully digital environment. My biggest challenge, from sharing my reported experiences, is to have legitimized my trajectory as an articulator of art education, production and cultural propositions that generate a new perspective for the life of the Brazilian black community, which is often in the margin of the subordination of work and in the perspective of absence (IMJA, 2018) of its artistic potential. In the methodological quest to develop cultural production and management skills, I applied four different modes of mediation in each training cycle that I supervised, between the years 2020 and 2022. The research is also guided by thinking about education and teaching in the classroom at author bell hooks, who argues that gender, race and class are intrinsic in the way we are perceived by the world and on the importance of intersectionality in the way of teaching. Thinking about making the work more accessible and understanding how potent oral communication is, an audio recording of the written TCC was developed. Finally, I consider that the practice of cultural production and pedagogical mediation has its crafts in ways of doing and learning, understanding that there is not a single structure, but different tools to be tested from the different contexts of work and training. |
Palavras-chave: | Produção cultural Cultural production Educação à distância Distance education Metodologia de ensino Teaching methodology Afrocentricidade Afrocentricity Memorial |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | GOES, Bruno de Oliveira dos Santos. 2023. Incubadora preta - trajetórias e desafios de um jovem negro na criação de uma plataforma virtual para o ensino afrocentrado em produção cultural. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38586 |
Data de defesa: | 19-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Teatro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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