Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38551
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Fecha de embargo: 2025-06-14
Título: Bioestimulantes na produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar
Autor: Moraes, Igor Oliveira
Primer orientador: Kikuti, Hamilton
Primer miembro de la banca: Gomes, Caio César Sales
Segundo miembro de la banca: Domingues, Ricardo Ferreira
Resumen: O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e a forma convencional de plantio da cultura é através de toletes distribuídos sobre sulcos de plantio, técnica que pouco evoluiu ao longo dos anos. Atualmente, um novo sistema de cultivo que visa diminuir a quantidade de biomassa necessária para implantação da cultura, esta em desenvolvimento, por meio, da produção de mudas pré-brotadas (MPB). Este sistema de multiplicação contribui para a rápida produção de mudas, com vigor vegetativo e livre de fitopatógenos, possibilitando uma maior homogeneidade dos canaviais. A aplicação de bioestimulantes vegetais está sendo feito sistema convencional visando o estabelecimento e desenvolvimento mais rápido das brotações. Estudos da influência desses produtos sobre MPB são de extrema importância, visto que podem auxiliar os viveiristas na produção de mudas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi determinar o efeito de bioestimulantes vegetais na produção de mudas pré- brotadas de cana-de-açúcar. O trabalho teve inicio no dia 21 de maio de 2022, na Fazenda Experimental da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Glória, situada no município de Uberlândia na BR 050 – KM 78. Foi utilizado o genótipo RB 98-5476, com minitoletes acondicionados em bandejas de polietileno. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, composto por 5 tratamentos (Testemunha; Stimulate; Phylgreen Gema; Stimulate + Phylfreen Gemma; Stimulate + Phylgreen Gemma + Starter) e 8 repetições de 50 minitoletes. Os tratamentos foram aplicados nos minitoletes por imersão, antes do acondicionamento nas bandejas. Foram realizadas seis avaliações semanais a partir de 14 dias após o plantio (DAP). Foram avaliados o número de brotos e altura, bem como a porcentagem de emergência. O desenvolvimento inicial de mudas pré-brotadas de cana-de- açúcar foi favorecido com a aplicação da mistura dos bioestimulantes Stimulate + Phylgreen Gemma, apresentando maior porcentagem de emergência e tamanho de brotos (10% a mais que a testemunha). Já no tratamento com a mistura de Stimulate, Phylgreen Gemma e Starter o desenvolvimento foi prejudicado, obtendo performance abaixo de testemunha (11% a menos), onde não houve aplicação de bioestimulantes.
Palabras clave: Saccharum spp.
Estimulantes
Fitormônios
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MORAES, Igor Oliveira. Bioestimulantes na produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38551
Fecha de defensa: 14-jun-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
BioestimulantesProduçãoMudas.pdf1.11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.