Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38546
ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-1320-6014 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Salas de aula e webcams vazias: memórias de professores/as da educação básica sobre a pandemia de Covid-19 a partir da produção de um documentário |
Título(s) alternativo(s): | Classrooms and empty webcams: memories of basic education teachers about the Covid-19 pandemic from the production of a documentary |
Autor(es): | Roberto, Maria Antonia Soares |
Primeiro orientador: | Carmo, Maria Andréa Angelotti |
Primeiro membro da banca: | Camargos, Roberto |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Gustavo de Souza |
Resumo: | Com a chegada do Covid-19 no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou uma série de medidas sanitárias para impedir a circulação do vírus no país. Uma dessas medidas adotadas foi o isolamento social. Logo, escolas públicas e particulares tiveram que fechar seus portões sem uma data definida para reabrir. No entanto, instituições de ensino privado e secretarias de educação dos estados brasileiros passaram a elaborar políticas educacionais para que a educação continuasse funcionando em plena pandemia. Com a implementação dessas políticas, os professores e estudantes do ensino básico foram inseridos na educação remota, porém, o que nos chama atenção nesse período apocalíptico em que presenciamos foram as dificuldades que os professores tiveram em se adaptar a essa modalidade imposta. No entanto, além da presença de dificuldades que atrapalham a realização do trabalho docente, os professores tiveram que conviver com ataques de autoridades e uma parte da sociedade civil que viam o coronavírus como uma “gripezinha” que estava atrapalhando o desenvolvimento econômico do Brasil. É nesse cenário de incertezas e ataques da categoria dos docentes da educação básica que a equipe do subprojeto Geografia/História do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Uberlândia, campus Santa Mônica, teve a ideia de produzir um documentário. Desenvolvido a partir das memórias de professores/as das escolas do município de Uberlândia, Minas Gerais, o documentário Solidão, pandemia e educação: A experiência educacional na pandemia busca apresentar como os docentes lidaram com as dificuldades impostas durante a pandemia do Covid-19 em 2020 e 2021. Logo, o presente trabalho busca relatar o processo de produção de um documentário pensado e criado em meio a uma pandemia. |
Abstract: | With the arrival of Covid-19 in Brazil, the Ministry of Health announced a series of sanitary measures to prevent the circulation of the virus in the country. One of these measures adopted was social isolation. Soon, public and private schools had to close their gates without a set date to reopen. However, private education institutions and education departments in Brazilian states began to develop educational policies so that education continued to function in the middle of the pandemic. With the implementation of these policies, teachers and students of basic education were inserted in remote education, however, what calls our attention in this apocalyptic period in which we witness were the difficulties that teachers had in adapting to this imposed modality. However, in addition to the presence of difficulties that hinder the performance of the teaching work, the teachers had to live with attacks from authorities and a part of civil society that saw the coronavirus as a “little flu” that was hindering the economic development of Brazil. It is in this scenario of uncertainties and attacks from the category of basic education teachers that the Geography/History subproject team of the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) at the Federal University of Uberlândia, Santa Mônica campus, had the idea of producing a documentary. Developed from the memories of teachers from schools in the municipality of Uberlândia, Minas Gerais, the documentary Solitude, pandemic and education: The educational experience in the pandemic seeks to present how teachers dealt with the difficulties imposed during the Covid-19 pandemic in 2020 and 2021. Therefore, the present work seeks to report the production process of a documentary designed and created in the midst of a pandemic. |
Palavras-chave: | Educação Covid-19 Docentes Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Documentário |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | ROBERTO, Maria Antonia Soares. Salas de aula e webcams vazias: memórias de professores/as da educação básica sobre a pandemia de Covid-19 a partir da produção de um documentário. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38546 |
Data de defesa: | 29-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SalasWebcamsMemórias.pdf | TCC | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons