Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38538
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-0920-1722
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O futebol como instrumento de Soft Power: um estudo sobre a presença dos Emirados Árabes Unidos no futebol europeu (2001-2022)
Autor(es): Ferreira, Caroline Souto
Primeiro orientador: Xavier, Erwin Pádua
Primeiro membro da banca: Cardozo, Sandra Aparecida
Segundo membro da banca: Neves Júnior, Edson José
Resumo: Desde 2001, os Emirados Árabes Unidos (EAU) têm buscado diversificar sua economia e diminuir sua dependência em relação ao petróleo; além disso, também existe o amplo interesse em ampliar a projeção internacional do Estado emirati. Um dos principais meios escolhidos para ganhar credibilidade do sistema internacional e participar do dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo foi a participação no futebol europeu. Neste trabalho, nosso objetivo é analisar as estratégias adotadas pelos Emirados Árabes Unidos, como os patrocínios e a aquisição de times tradicionais, em especial os Emirados de Dubai e Abu Dhabi, e como essas estratégias de projeção internacional, por meio de poder brando, influenciam a percepção, em termos do incremento da imagem e atratividade internacional e contribuíram para a ampliação da confiabilidade e credibilidade do país, e se refletem em métricas como a ampliação do turismo, se tornando o país do Golfo mais visitado em 2022, e a construção da marca nacional emirati como um país moderno e tecnológico.
Abstract: Since 2001, the United Arab Emirates (UAE) has sought to diversify its economy and reduce its dependence on oil; in addition, there is also broad interest in expanding the international projection of the emirati state. One of the main means chosen to gain credibility from the international system and participate in the daily lives of millions of people around the world was presence in European football. In this study, our objective is to analyze the strategies adopted by the United Arab Emirates, such as sponsorships and the acquisition of traditional teams, in particular the Emirates of Dubai and Abu Dhabi, and how these international projection strategies, through soft power, influence perception, in terms of increasing the image and international attractiveness and contributed to the expansion of the country's reliability and credibility, and are reflected in metrics such as the expansion of tourism, becoming the most visited country in the Gulf in 2022, and the construction of the emirati national brand as a modern and technological country.
Palavras-chave: Soft Power
Emirados Árabes Unidos
United Arab Emirates
Dubai
Abu Dhabi
Futebol Europeu
European Football
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERREIRA, Caroline Souto. O futebol como instrumento de Soft Power: um estudo sobre a presença dos Emirados Árabes Unidos no futebol europeu (2001-2022). 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38538
Data de defesa: 26-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FutebolComoInstrumento.pdf379.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.