Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38530
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-6810-5575
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Letramentos, formação docente e Saussure: um diálogo possível?
Author: Medeiros, Luana Furlan de
First Advisor: Freitas, Mirella de Oliveira
First member of the Committee: Silva, Wagner Rodrigues
Second member of the Committee: Souza, Marcen de Oliveira
Summary: Este trabalho é uma discussão teórica a partir de perspectivas dos estudos em Linguística Aplicada (LA). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa, cujo objetivo geral foi realizar uma releitura do social e da língua na teoria saussuriana a partir do Curso de Linguística Geral (CLG), buscando algum diálogo com definições dos termos e com a própria relação entre eles no contexto dos estudos dos letramentos. Além disso, buscou verificar referências a Saussure em trabalhos científicos produzidos em LA, que investigassem formação docente e letramentos, talvez já indicando alguma leitura diferente das já tradicionalmente estabelecidas a partir da obra do autor. Os resultados encontrados sinalizam que a teoria saussuriana no CLG não nega o social tal qual este é compreendido nos estudos dos letramentos. Assumir isso desde o início da formação do professor de línguas, nos estudos iniciais da linguagem, pode ajudar a reduzir a distância que se vê entre a língua em uso e as abordagens nas salas de aula que tomam a língua estritamente como um sistema e, muitas vezes, até como código. Mas as releituras de Saussure ainda são incipientes, prevalecendo a referência histórica nos trabalhos em LA em que é citado, os quais lembram ainda a influência negativa desse linguista.
Abstract: This monograph is a theoretical discussion from the perspective of Applied Linguistics (AL). It concerns a bibliographic and documental research of qualitative nature, that the main objective was to produce a critical analysis of the social and the language that can be identified in the Saussurian Theory, according to the General Linguistic Couse (CLG), in order to find a linkage between the terms definition and their relationship within the the literacy studies. Furthermore, it sought to analyze references to Saussure in scientific works produced at LA, works that investigated teacher training and literacies, perhaps already indicating alternative reading to those already traditionally established from the author's work. The findings indicate that the Saussurian Theory prevalent in CLG does not negate the social as understood in literacy studies. Assuming this from the beginning stages of the language teacher education, in the early studies of language, may help to reduce the gap that exists between the language in use and the approaches in classroom, that understand the language as a system and, many times, often even as a code. But Saussure's re-readings are still incipient, and the historical reference prevails in the works in LA in which he is cited, which also recall the negative influence of this linguist.
Keywords: Teoria saussuriana
Saussurian Theory
Curso de linguística geral
General linguistic course
Linguística Aplicada
Applied linguistics
Língua e social
Language and social
Estudos dos letramentos
Literacy studies
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: MEDEIROS, Luana Furlan de. Letramentos, formação docente e Saussure: um diálogo possível?. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38530
Date of defense: 28-Jun-2023
Appears in Collections:TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LetramentosFormaçãoDocente.pdf879.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons