Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38519
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2025-06-30
Título: Controle químico de plantas daninhas em ambiente sob suplementação luminosa estabelecida em pivô central
Autor(es): Vacari, André Abrão
Primeiro orientador: Santos, Edson Aparecido dos
Primeiro membro da banca: Costa, Andressa Giovannini
Segundo membro da banca: Lemes, Ernane Miranda
Resumo: Objetivou-se avaliar parte da dinâmica de herbicidas em área de pivô central de irrigação suplementada com luz artificial à noite, utilizando-se de fontes luminosas instalados na em pivô. Foram realizados dois experimentos em área de plantio de milho. No primeiro experimento, os tratamentos foram compostos somente por herbicidas pré-emergentes. No segundo experimento, os tratamentos foram compostos por herbicidas pós-emergentes e pré-emergentes, não havendo parcelas sem aplicação de herbicidas. Os experimentos foram conduzidos em área de pivô central de irrigação, em Monte Carmelo, MG, no ano de 2021. Nas áreas, o solo foi preparado com aração e gradagem e as parcelas experimentais foram montadas com 8,0 m2 (2 x 4 m) em faixas com parcelas subdivididas no espaço e com 4 repetições. Com relação ao fator suplementação de luz, foram instalados painéis de LED no pivô central que forneceram luzes vermelhas (59%), verdes (33%) e azuis (8%) todos os dias, por aproximadamente 20 minutos, em período compreendido entre 20h00min e 05h00min. A suplementação foi fornecida de acordo com a rodagem do pivô. Foram realizadas avaliações de controle (notas de 0 a 10) por três épocas: 10, 20 e 30 dias após a aplicação dos produtos. Aos 10 dias após as pulverizações, a suplementação luminosa não influenciou os resultados de controle, porém, aos 20 e 30 dias após, foram observadas menores notas de controle nas parcelas sob a suplementação luminosa. Ao final das avaliações, o controle nas parcelas sob a luz foi aproximadamente 15% inferior, além disso, para atrazine, s-metolachor e sulfentrazone os controles foram inferiores nas parcelas sob luz em 18, 16 e 29%, respectivamente. Por outro lado, o indaziflam apresentou os mesmos dados de controle durante o prazo. O rendimento de grãos foi maior para atrazine+s-metolaclhor/glyphosate 61% e tembotrione 70%. A suplementação luminosa influenciou positivamente a produção de milho e afetou o poder residual de herbicidas.
Palavras-chave: Light-emitting diode
Pivô central
Plantas daninhas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: VACARI, André Abrão. Controle químico de plantas daninhas em ambiente sob suplementação luminosa estabelecida em pivô central. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38519
Data de defesa: 30-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ControleQuímicoPlantas.pdf850.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.