Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAragão, Lucas Henrique de Castro-
dc.date.accessioned2023-07-10T17:25:38Z-
dc.date.available2023-07-10T17:25:38Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.citationARAGÃO, Lucas Henrique de Castro. O ensino dos esportes coletivos em cursos de graduação em Educação Física nas Universidades Federais localizadas no Sudeste do Brasil: uma análise a partir das ementas. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38512-
dc.description.abstractThis study aimed to understand how the teaching of collective sports is proposed in Physical Education courses at federal universities in southeastern Brazil, through an analysis of the syllabuses available in the PPC and/or in the Curricular Matrices available on the official websites of the universities. It was found that 68% of the courses propose the teaching of collective sports in subjects of specific modalities, 32% address the theme in subjects without specifying modalities, 77.3% propose that in teaching MEC socio-historical-cultural aspects be addressed, technical and tactical aspects, rules and strategies and teaching methodologies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEsportes coletivospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO ensino dos esportes coletivos em cursos de graduação em educação física nas universidades federais localizadas no sudeste do Brasil: uma análise a partir das ementaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Gabriela Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216409T7&tokenCaptchar=03AAYGu2SVW8Z1qZdcy7VJBLpfmNnQGR6zbHyNukdtJS0GJq6pFIHYaQc1BtLud9FhYASOuke9mTThOYRqfQP0z5xEkb81RG0CvxOhWu8szrJCSW52nWO9IgHzqFmgM1TQ2hzapC5ZLPkRed9Sl4rlpXiSIlVp50QB0c9iEGhdFeDjy4vjjsXHFm49UqhX9bT7_KD7vB3PK0uThAKs_sYM7yIg5dF4fAWdwEMIO7YL1f20P2t6TzIbo_H0RV8JsmmhjCG-m7H4TRFwD_2DWL9RhUovo9c7z11dQyKjd9QNcFFXj5UQjp-x29wFOHmyWGG3CRDKcCw15lqYJ0SzifsggEl_Mf1dB2PvGm_Nv3W5UecyJYVe7cQY1lGH8E5H4VbKtZ-W5UyOEtW0jHD3jjGTHrmT3fMpmICtxXCM9k4e4CcVItPCCieLy4vrTajLTXVmI1W7SzBZP7ToHNBPU8fvPq0I9dqiiqRDHU838qtrWwgIYkMX-6ao7MSi4GJ7qOFQCtkialo2lxTsizo5a0qBwrMrP9IeYL4HEOokQHY9JVblukIfRUMa5kc3JngWp87o0sJvuiI3JNhAiODcL4K-PQuzgQM_F2gOhdTpqqEv8P5WjeE_s_jfsLHO6r9yyqV-gMdbFowBbY-4pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Giselle Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4278979H9&tokenCaptchar=03AAYGu2TGAuFE39MpJkaRkPOcHxrBnJf5XeaC50KMH19UwEuu5we5lqLS3DHy6SZ-jRKhttwBzmjJPjeSRIB-p7A9hdgGGfckWkUltgxfV5NMREjDXzNg4gvarNLBtiakurfuEx_Gj-ISqBtRIDEByeS6IIcgzZlFVwLk4xN4IOWEIlFaF8_oR88s0JYL_I9LG1TxAIPETYHEB6HmyalZ9liWLbs29e3ljxZoyT80-6ZwNjV-iFE-ZAdZ5Q-EsDW7J5fxX7CFGjBp2GLSQZlLhPvQAZ7ijLLKcJzdi5iH-CY1nPFGi_2q65ExgRqCsPzjK_yjsaXDSoX2nsnH5TotOTHxgIX4qhgX00bW6UdKS8zb2LVBtcj-AWU_aGVHOLIng4I_5Zpxr7IvGQ-UnqdpxgZ3HYd1aGGM3iDxnYZ8YVkNxj9HaSBLgrk57gBycp7QKSk1t3RPzIJrZZsTS-xJQXURbxAPc5SVKNa3ft3NYo7Kn2uptTAPn6yQjHgR8dzXysS2qT9ar3R30vs3H_i_8gw5bxQFSAGDXFo5_KGiZ60OCUUs6LiexhpcTAZlA7H0QzyTz0ZozXv7zOEzkb09bgqVyLs1vHWUk5qYKQdc9uhVAuLNqovnknt4qkBu70M72F5VsBuidzrIpt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Sérgio Inácio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798110T3&tokenCaptchar=03AAYGu2Ql4oo5VyF0b1P0ycCi-Gnn24JqJ9zokrVh7CwcGsJC3zVdayiNzcAQuDHzsUOYpb3WYGOyT0Z8v33gGqacCC-RUVfHaFYQNH1efjcrI2OzA_fENR5l_ZeSCMGOlgMxS3jiQdOyeZ7PZN74nB_SEpWMyTKpkne7pyEuY42S5UiQuIL-qhY_wAXOlzb3GXHWfIipGybd-wxX9AtSDKCAp-9C0ueVEMHAkEFvwd9C-F1dhXhIWsvanBLEPCGu2p-D7J7bD6W1e_UueDYVpNBnHbCVUuryr5MudIjAFCl7KOkacIXorADV4S7qHnY_TyA-DvW3avQNd1PXDCB4eLt8dtxWSNfu35OCEaJxVWq4sIGuq1WFV-pc3l1lQGJA5aHoLTLfOKIUSZKfmKBdYFgK--qH_bzoE43s6tAEhVnCX1lT1ybeeci0u9col31B5bD7CGr7KGIuXbhr1SblloOVU8S0yo4k9-JP7UxZng6i2Bb7zrxongJC2wt87dEQwrraOrh-Cl8VXxEHYDeO4PgOy-_Bw3_sT329e2u748sZetZiyZRe96NchP_A3_m4hpknCroo6rYRxmW4FcoSvQReNetCEGIgqXlYcdXPvRzSD5IUpl_zqnwpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo visou compreender como é proposto o ensino de modalidades esportivas coletivas nos cursos de Educação Física de universidades federais do sudeste do Brasil, por meio de uma análise das ementas disponibilizadas nos PPC e/ou nas Matrizes Curriculares disponíveis nos sites oficiais das universidades. Constatou-se que 68% dos cursos propõem o ensino dos esportes coletivos em disciplinas de modalidades específicas, 32% abordam a temática em disciplinas sem especificar modalidades, 77,3% propõem que no ensino de MEC sejam abordados aspectos socio-histórico-culturais, aspectos técnico -táticos, regras e estratégias e metodologias de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoEsportesColetivos.pdfTCC555.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.