Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38501
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-0702-0971
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2025-06-22
Título: Avaliação da carga de trabalho em enfermagem em terapia intensiva adulto como ferramenta de ensino: um relato de experiência
Autor(es): Oliveira, Marcela Azevedo
Primeiro orientador: Rodrigues, Clesnan Mendes
Primeiro membro da banca: Gomes, Fabiola Alves
Segundo membro da banca: Júnior, Elias Rodrigues de Almeida
Resumo: Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um setor de alta complexidade que necessita de uma equipe multidisciplinar e especializada. Entre estes, o enfermeiro assume, planeja, gere e presta cuidados diretos, e é o profissional com maior carga de trabalho direta ao paciente. Nesse sentido, é fundamental mensurar a carga de trabalho em enfermagem de modo que as demandas dos pacientes sejam supridas, gerenciando os recursos financeiros e humanos. O Nursing Activities Score (NAS) é o instrumento que tem sido usado para avaliar a carga de trabalho de enfermagem. Embora seja um instrumento muito utilizado na prática clínica, durante a graduação, é apresentado aos discentes, mas nem sempre é possível aplicálo. Desse modo, a participação de discentes em projetos de ensino poderia preencher essa lacuna do aprendizado. Objetivo: Relatar a experiência vivida por discentes durante Projeto de Ensino “Avaliação da carga de trabalho em Enfermagem em unidades de terapia intensiva adulto como ferramenta de ensino”. Metodologia: Trata­se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência do desenvolvimento do Projeto de Ensino dentro do Programa de Bolsas de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia. Resultados: As participantes do projeto perceberam a importância de incluir o acadêmico em atividades gerenciais, pois durante a graduação não ocorrem práticas frequentes dessas atividades. Supriu­se uma lacuna de conhecimento que foi evidenciada ao longo do projeto, apesar disso diversas dificuldades foram encontradas ao longo do projeto como organização e gestão do tempo. Durante a experiência foi possível observar dificuldade dos enfermeiros em garantir o preenchimento das planilhas de controle do NAS em alguns momentos. As discentes também encontraram dificuldades de diferentes esferas e não foram capazes de gerar indicadores, pois não conseguiram acompanhar o processamento dos dados pelos enfermeiros da unidade; mas compreenderam como são obtidos e construídos. Conclusão: Apesar das dificuldades apresentadas, foi possível compreender e sanar algumas das limitações dos discentes e conhecer o processo gerencial envolvido com a mensuração da carga de trabalho, bem como conhecer a realidade do setor e entender que os déficits durante a aplicação do NAS podem estar ligados à insuficiência de recursos humanos e tecnológicos; de aprendizados pregressos ou mesmo dos conhecimentos da sua aplicabilidade.
Palavras-chave: Nursing activities scores
Teaching
Carga de trabalho
Workload
Unidade de Terapia Intensiva
Intensive Care Unit
Enfermagem
Nursing
Nursing activities score
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Marcela Azevedo. Avaliação da carga de trabalho em enfermagem em terapia intensiva adulto como ferramenta de ensino: um relato de experiência. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38501
Data de defesa: 22-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoCargaTrabalho.pdf
  Até 2025-06-22
188.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.