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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38501
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-0702-0971 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
Término do embargo: | 2025-06-22 |
Título: | Avaliação da carga de trabalho em enfermagem em terapia intensiva adulto como ferramenta de ensino: um relato de experiência |
Autor(es): | Oliveira, Marcela Azevedo |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Clesnan Mendes |
Primeiro membro da banca: | Gomes, Fabiola Alves |
Segundo membro da banca: | Júnior, Elias Rodrigues de Almeida |
Resumo: | Introdução: A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é um setor de alta complexidade que necessita de uma equipe multidisciplinar e especializada. Entre estes, o enfermeiro assume, planeja, gere e presta cuidados diretos, e é o profissional com maior carga de trabalho direta ao paciente. Nesse sentido, é fundamental mensurar a carga de trabalho em enfermagem de modo que as demandas dos pacientes sejam supridas, gerenciando os recursos financeiros e humanos. O Nursing Activities Score (NAS) é o instrumento que tem sido usado para avaliar a carga de trabalho de enfermagem. Embora seja um instrumento muito utilizado na prática clínica, durante a graduação, é apresentado aos discentes, mas nem sempre é possível aplicálo. Desse modo, a participação de discentes em projetos de ensino poderia preencher essa lacuna do aprendizado. Objetivo: Relatar a experiência vivida por discentes durante Projeto de Ensino “Avaliação da carga de trabalho em Enfermagem em unidades de terapia intensiva adulto como ferramenta de ensino”. Metodologia: Tratase de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência do desenvolvimento do Projeto de Ensino dentro do Programa de Bolsas de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia. Resultados: As participantes do projeto perceberam a importância de incluir o acadêmico em atividades gerenciais, pois durante a graduação não ocorrem práticas frequentes dessas atividades. Supriuse uma lacuna de conhecimento que foi evidenciada ao longo do projeto, apesar disso diversas dificuldades foram encontradas ao longo do projeto como organização e gestão do tempo. Durante a experiência foi possível observar dificuldade dos enfermeiros em garantir o preenchimento das planilhas de controle do NAS em alguns momentos. As discentes também encontraram dificuldades de diferentes esferas e não foram capazes de gerar indicadores, pois não conseguiram acompanhar o processamento dos dados pelos enfermeiros da unidade; mas compreenderam como são obtidos e construídos. Conclusão: Apesar das dificuldades apresentadas, foi possível compreender e sanar algumas das limitações dos discentes e conhecer o processo gerencial envolvido com a mensuração da carga de trabalho, bem como conhecer a realidade do setor e entender que os déficits durante a aplicação do NAS podem estar ligados à insuficiência de recursos humanos e tecnológicos; de aprendizados pregressos ou mesmo dos conhecimentos da sua aplicabilidade. |
Palavras-chave: | Nursing activities scores Teaching Carga de trabalho Workload Unidade de Terapia Intensiva Intensive Care Unit Enfermagem Nursing Nursing activities score |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | OLIVEIRA, Marcela Azevedo. Avaliação da carga de trabalho em enfermagem em terapia intensiva adulto como ferramenta de ensino: um relato de experiência. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38501 |
Data de defesa: | 22-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Enfermagem |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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