Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38488
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Aspectos históricos da criação dos primeiros cursos de ciências em Uberlândia
Author: Rodrigues, Edson Junior
First Advisor: Marin, Douglas
First member of the Committee: Pereira, Giselle Moraes Resende
Second member of the Committee: Araújo, Mirian Fernandes Carvalho
Summary: Este texto apresenta um estudo cujo cenário de investigação é a criação dos primeiros cursos de Ciências, em que o professor se formava para lecionar Matemática, em Uberlândia, Minas Gerais. Dúvidas surgem sobre a formação de professores a partir de pesquisas disponíveis e de minha vivência como estudante do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia. Para realizar esse estudo me apoiei na metodologia de pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram a existência de dois cursos de formação de professores em Ciências, na década de 1970. As expectativas de contribuição deste trabalho são para a formação de futuros professores de Matemática no conhecimento de uma área de estudo que é a História da Educação Matemática e o contato com outros personagens do passado que impulsionaram a formação de professores na cidade de Uberlândia.
Keywords: História da educação matemática
Educação matemática
Formação de professores (de matemática)
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: RODRIGUES, Edson Júnior. Aspectos históricos da criação dos primeiros cursos de ciências em Uberlândia. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38488
Date of defense: 28-Jun-2023
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AspectosHistóricosCriação.pdfTCC578.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.