Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38483
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Carolina Gomes de-
dc.date.accessioned2023-07-07T18:40:23Z-
dc.date.available2023-07-07T18:40:23Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Carolina Gomes de. Serviços contábeis digitais: Uma análise acerca da decisão por essa estratégia de negócios. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38483-
dc.description.abstractThis exploratory study whit a qualitative approach aimed to investigate the reasons, as well as the possible difficulties and challenges of accounting professionals in relation to the option to provide accounting services in digital format. This is a survey research, which, through a structured interview with an accountant, showed that professional training and knowledge about innovation and technology were essential factors in her decision for digital accounting. It was found that the first option was for the company in the online format, based on the value proposition that considered the price, and only after it decided on the specific niche of service provider customers and changed its strategy to value instead of service price, by offering advice and mentoring to clientes. Difficulties and challenges such as unfair competition from traditional accountants who tried to discredit the offer of digital accounting; the difficulty in prospecting for clientes; the necessary investments, mainly in relation to the security of the platform for sending, receiving, storing and transmitting documents, were confirmed. Also, the level of education of the cliente to interact on social networks and dominate the internet in order to process the documents were highlighted as challenges.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContabilidade digitalpt_BR
dc.subjectServiços contábeis digitaispt_BR
dc.subjectEstratégia de negóciospt_BR
dc.titleServiços contábeis digitais: Uma análise acerca da decisão por essa estratégia de negóciospt_BR
dc.title.alternativeDigital accounting services: An analysis about the decision for this business strategypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marli Auxiliadora da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6389622020342036pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Mara Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3432105269752526pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Renata Mendes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5124448021356548pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo exploratório com abordagem qualitativa teve como objetivo investigar as experiências de profissionais da contabilidade em relação à opção pela prestação de serviços contábeis no formato digital, e dessa forma discutir os motivos, assim como as possíveis dificuldades e desafios de profissionais da contabilidade em relação à opção pela prestação de serviços contábeis nessa modalidade. Trata-se de uma pesquisa de levantamento, que por meio de entrevista estruturada com uma contadora, evidenciou que a formação profissional e conhecimento sobre inovação e tecnologia foram fatores essenciais à sua decisão pela contabilidade digital. Constatou-se que a primeira opção foi pela empresa no formato online, baseada na proposta de valor que considerava o preço, e só após se decidiu pelo nicho específico de clientes prestadores de serviços e mudou sua estratégia para valor ao invés de preço do serviço, ao ofertar consultoria e mentoria aos clientes. Dificuldades e desafios como a concorrência desleal por parte de contadores tradicionais que tentaram desacreditar a oferta da contabilidade digital; a dificuldade na prospecção de clientes; os investimentos necessários, principalmente em relação à segurança da plataforma para envio, recepção, armazenamento e transmissão de documentos foram confirmadas. Também o grau de instrução do cliente para interagir nas redes sociais e dominar a internet a fim de tramitar os documentos foram destacados como desafios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ServiçosContábeisDigitais.pdf386.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.